A Equipa Alpine F1 inaugura, oficialmente, uma nova era ao apresentar, numa cerimónia virtual, a sua estreia no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1.
O A521, o monolugar da Alpine esta época, apresenta uma apaixonante decoração em tons de azul, branco e vermelho, que são sinónimo da herança e do “pedigree” da Alpine no desporto automóvel. No “coração” do monolugar de F1 da Alpine “bate” o motor Renault E-Tech 20B, um 1.6 V6 desenhado e desenvolvido em Viry-Châtillon e que, também ele, marca uma ligação consecutiva de 45 anos da Renault ao mundo da F1.
O A521 é uma evolução do R.S.20 que competiu no Campeonato de 2020. Alinhado com as alterações dos regulamentos que foram aceites o ano passado, em resposta à crise pandémica global, os principais elementos estruturais do A521 transitam da época anterior. No entanto, a marca desenvolveu e melhorou todos os componentes que ainda não tinham sido homologados, especialmente na traseira do monolugar, que teve de cumprir as alterações aerodinâmicas regulamentares adicionais impostas pela FIA.
Para Luca De Meo, CEO do Grupo Renault: “é verdadeiramente uma alegria e um orgulho ver o poderoso e vibrante nome da Alpine num monolugar de Fórmula 1. Novas cores, nova equipa de gestão, planos ambiciosos: é um recomeço alicerçado numa história com 40 anos. Vamos combinar os valores de autenticidade, elegância e audácia da Alpine, com a experiência e os conhecimentos de engenharia e desenvolvimento de chassis da “casa”. Esta é a beleza de competir na Fórmula 1 como uma equipa completa. Vamos concorrer com os maiores nomes, em corridas de automóveis espetaculares que são seguidas por uma legião de entusiastas. Mal posso esperar pelo arranque da temporada.”
Este primeiro desafio da Equipa Alpine F1 será entregue nas mãos dos pilotos Esteban Ocon e Fernando Alonso. Alonso regressa à Fórmula 1 após duas épocas de interregno, juntando-se à estrutura com a qual conquistou os dois títulos de Campeão do Mundo de Pilotos de Fórmula 1, em 2005 e 2006.
Esteban – que corre pelo segundo ano com a equipa – pretende melhorar os positivos resultados alcançados em 2020, época que teve o seu ponto alto com a conquista do primeiro pódio na F1, para o jovem de 24 anos, no Grande Prémio de Sakhir. Será ainda a quarta época completa de Ocon na categoria rainha do desporto automóvel, desde a sua estreia, em agosto de 2016.
A equipa será liderada pelo trio de gestão composto pelo CEO da Alpine, Laurent Rossi, o Diretor Executivo, Marcin Budkowski e o Diretor Desportivo Davide Brivio. Na liderança das equipas técnicas em Enstone e Viry, continuarão a estar Pat Fry, Diretor Técnico de Chassis, e Rémi Taffin, Diretor Técnico de Engenharia, respetivamente.
O piloto da Academia Alpine, Guanyu Zhou, mantém o papel de piloto de testes da equipa, ao mesmo tempo, que continua a competir no Campeonato de Fórmula 2 da FIA, com a UNI-Virtuosi.
O primeiro monolugar na história da Equipa Alpine F1 fará a estreia nas pistas com Esteban Ocon aos comandos, num dia de filmagens no Circuito de Silverstone, isto duas semanas antes do arranque oficial dos testes de pré-época, no Circuito Internacional do Bahrain.
Laurent Rossi: “Hoje estamos muitos orgulhosos de apresentar o primeiro monolugar da história da Equipa Alpine F1, que irá competir no Campeonato do Mundo de 2021. Este é um marco muito importante para a Alpine, que assim se posiciona como a marca de topo na inovação no seio do Grupo Renault. A Alpine tem um lugar natural num desporto com um altíssimo grau de exigência, prestígio e performances como a Fórmula 1 e estamos ansiosos com a estreia dos A521 entregues aos comandos dos nossos dois pilotos, o bicampeão do Mundo de Pilotos da F1 Fernando Alonso e Esteban Ocon. Os objetivos para esta época são claros, manter a competitividade que atingimos o ano passado e lutar pelos pódios. A nossa visão, a longo prazo, é ver o nome da Alpine no lugar mais alto do pódio na Fórmula 1. O desporto automóvel está no nosso ADN e chegou a altura de ter as cores da Alpine a correr e competir na Fórmula 1, no pináculo das corridas de automóveis.”
Esteban Ocon: “Estou ansioso pelo começo da temporada e pelo primeiro contato com o A521, no Bahrain. Foi uma longa e trabalhosa pausa entre épocas, com muitas preparações a fazer e, tanto eu como a equipa, estamos prontos para o ano que se avizinha. Adoro as novas cores da Alpine e, como francês, é um tremendo orgulho ostentar as cores da minha bandeira no carro. Sinto-me mais e melhor preparado do que no ano passado, o que, penso eu, seja perfeitamente natural, já que entro nesta temporada com um ano completo de competição em 2020. Quero começar a época ao mesmo nível que terminei a temporada passada e não vejo quaisquer razões para não o fazer. Trabalhar com o Fernando vai ser fantástico. É um piloto que sempre admirei e uma pessoa que me inspira há muito tempo. Estou ansioso por colaborar e “puxar” por ele, para que a equipa alcance sempre os seus objetivos.”
Fernando Alonso: “Estou muito entusiasmado com este regresso à Fórmula 1 e em fazer parte deste novo capítulo no desporto automóvel reservado à Equipa Alpine F1. Tenho trabalhado arduamente neste regresso às corridas de Fórmula 1 e o objetivo é atacar desde o começo. Pilotar o carro pela primeira vez será uma experiência muito entusiasmante e espero que ambas as fábricas possam saborear o momento. Temos uma equipa muito forte e, em parceria com o Esteban, temos de avançar além do que foi feito a época passada e apresentar “resultados”. Sabemos que será uma época muito competitiva, mas estamos prontos para enfrentar o desafio. O monolugar tem um aspeto fantástico e tenho boas recordações com o “correr de azul” na Fórmula 1.”
Guanyu Zhou: “É uma grande felicidade voltar a ser escolhido como Piloto de Testes da equipa, agora que entro no meu terceiro ano como piloto da Academia Alpine.
É o segundo ano neste papel, tendo sido o Piloto de Desenvolvimentos da equipa em 2019. Isto significa que poderei contribuir, diretamente para a evolução da equipa, o que representa uma oportunidade fantástica para mim e para o percurso que estou a trilhar para chegar à F1. Como Piloto de Testes, tento ajudar a estrutura durante a época no que for possível; seja nas pistas ou no simulador em Enstone. A equipa sempre me transmitiu e deu uma grande confiança e quero retribuir este apoio, ajudando no desenvolvimento do carro ao longo de toda a temporada.”