terça-feira, 23 de março de 2021

Conferência em live streaming disponível no site e nas redes sociais do TBA no Dia Mundial do Teatro.

“O Outro Teatro” é um documentário de António Macedo, filmado entre outubro de 1976 e março de 1977. Rodado durante uma grave crise deste setor artístico, o documentário culmina com o registo de uma jornada na FIL, em 1977. Pelo meio da multidão presente no evento (dez mil pessoas demonstrando o seu apoio à luta dos trabalhadores do teatro independente) vê-se um balão a rodopiar. O teatro experimental em Portugal podia ser aquele balão, que paira entre tempos e pessoas, preso a uma mão desconhecida, interpretado segundo variantes referenciais, um balão tanto prestes a rebentar como a murchar. Há perguntas em torno do teatro experimental que são inevitáveis: que experimental tem sido esse ao longo dos tempos? Quais as suas estratégias e práticas informais? Como fazer uma historiografia ou retrospetiva histórica desocupando protocolos de verdade e dando visibilidade a supressões?

O experimental, libertado da sua utilização enquanto insulto, é um caminho para o entendimento do teatro enquanto ciência da intensificação. Assim, o teatro experimental revela-se num tempo ucrónico, aquele que se supõe nunca ter chegado a concretizar-se devido à sua constante mutação.

Streaming no site e redes sociais do Teatro do Bairro Alto.

André e. Teodósio nasceu em Lisboa, em 1977. Membro da companhia Teatro Praga, integrou as companhias Casa Conveniente e Cão Solteiro. Encena teatro, ópera, ballet e performances e apresenta os seus trabalhos nos mais prestigiados teatros e museus nacionais e internacionais. É autor de um programa de televisão, conferencista e professor universitário. Tem os seus textos editados na Documenta, Tinta da China, Douda Correria, Culturgest, Câmara Municipal do Porto, entre outros. Entre os inúmeros prémios recebidos, foi nomeado pelo Jornal Expresso como um dos 100 portugueses mais influentes.