A iniciativa lançada pela Green Media para o mercado dedica-se a um projeto de sensibilização de grupo, que tem como intuito reunir o maior número de empresas detentoras dos produtos e marcas, regularmente comuns na recolha de lixo nos areais das praias, praticada pelo prestigiado artista plástico, XicoGaivota.
O projeto sustentável e de investimento, ao invés de propor o programa marca a marca, é desenhado com base nos pontos comuns e sinergias de sensibilização das várias marcas envolvidas, permitindo organizar um maior número de iniciativas com um valor mais reduzido de investimento, sendo comparticipado entre todos.
Para Isabel Augusto, Diretora Geral da Green Media e fundadora do Programa de sustentabilidade, "Esta é uma das várias iniciativas especiais que temos pensadas para a ação do Programa de Sustentabilidade. Vão existir mais (se todas as condições se reunirem em conformidade). “O Saco do XicoGaivota” é o nome deste novo projeto que pretende ser um exemplo da ação em sustentabilidade, neste caso com um foco maior na sensibilização do consumidor do produto de cada marca para o não abandono da respetiva embalagem no meio ambiente - o objetivo é comum e a mensagem a transmitir um apelo para a alteração de comportamento individual. Creio que é importante salientar que é também um gesto que revela a responsabilização das respetivas marcas neste esforço de sensibilização e como tal um sinal de que o consumo consciente das empresas, no futuro de uma economia circular será um novo rumo, que reforça o seu papel e contributo de responsabilização social".
No plano de ação do Programa encontram-se diversas iniciativas em conjunto como: campanhas, ações de marketing digital e redes sociais, produção de conteúdos partilhada, influencers e iniciativas de promoção e sensibilização ambiental. Ações no terreno, experience tours, prémios e outros que envolvam diretamente os consumidores, os seus locais de compra e intermediários que serão agentes e parceiros de sensibilização incluem-se também ao projeto.
O “SACO DO XICOGAIVOTA” contará com a participação adicional e imprescindível da autora e bióloga marinha, Ana Pêgo que, com a perspetiva do microplástico e o impacto da sua degradação na natureza visa aumentar a informação e o conhecimento sobre esta área, desmistificando conceitos acerca da qualidade e possibilidade de reutilização destes materiais - uma perspetiva fundamental para contribuir para uma maior adesão do público à iniciativa e uma maior consciência do impacto direto que o lixo de praia representa para o ambiente.
Acrescenta ainda a responsável que "Desmistificar aquela perspetiva de que o lixo de praia está geograficamente longe do raio de impacto do consumidor e mostrar como, não só não é assim, como toda a multiplicidade de variáveis que o podem fazer chegar ao prato do ser humano, é um importante contributo para a alterar a perceção da gravidade do assunto".
São mais de 100 empresas visadas na produção e comercialização de artigos como: latas de refrigerantes, cotonetes, chinelos de borracha, isqueiros, garrafas, bonés, enlatados, palhinhas, tinteiros, escovas de dentes, sprays, desodorizantes, embalagens de iogurtes, plásticos de revestimento, maços de tabaco, cremes, talheres descartáveis, balões, pneus, rolhas, pinceis, autocolantes, tampas, caricas, brinquedos, capsulas de café, chucas de bebé, balões, sacos de plástico entre muitos outros, cujos objetos fazem parte da lista de produtos do SACO DO XICOGAIVOTA e que teremos como parceiros nesta ação.
Com o intuito de chegar às empresas sob o mote da Sustentabilidade, adquirindo novas medidas de preservação e proteção do ambiente, o Projeto tem como compromisso a renovação de estratégias e iniciativas “green” para as empresas.