quinta-feira, 4 de março de 2021

Procura de placas gráficas em Portugal aumentou 300%


O KuantoKusta (KK) revelou que o boom das criptomoedas fez disparar a procura de placas gráficas em Portugal, mais concretamente em fevereiro passado onde aumentou 300% face ao período homólogo do ano anterior.
 
Recorde-se que as placas gráficas são muito valiosas para a ‘mineração’ das moedas, ou seja, para decifrar os seus códigos, num processo que exige uma máquina potente para resolver transações matemáticas no menor tempo possível e, assim, receber pagamentos.
 
“Mesmo com o crescimento do e-commerce e o confinamento, são números muito acima do que seria expectável para a época, ultrapassando toas as estimativas provocando quebra de stock num produto já em escassez no mercado” explica Sara Sá, do departamento de Marketing do KK.
 
Segundo o maior comparador de preços em Portugal, 85% dos utilizadores que procuram este tipo de produto na plataforma são homens entre os 18 e os 34 anos, mas é entre os 25 e 34 anos que compram mais.
 
Como consequência do impacto da grande procura, o preço médio das placas gráficas superou os 50% em alguns modelos, e hoje chega a custar cerca de €2.000.
 
O KK, por via do google trends, verificou também que a partir do final de dezembro (2020) a procura pelo produto mais do que triplicou e tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, sobretudo graças ao investimento de figuras públicas no produto financeiro.

Sobre o KuantoKusta

O KuantoKusta é um dos canais mais influentes do e-commerce em Portugal. Foi fundado em 2005 pelos irmãos Pimenta, emigrantes em França, que vieram para Portugal com o desejo de abrir uma loja de informática.

Enquanto analisavam os preços praticados no país, depararam-se com a inexistência de um site que agregasse preços e permitisse a sua comparação. Conscientes da oportunidade que encontraram, não pensaram duas vezes em criar o primeiro comparador de preços de Portugal, um negócio inovador para a época, que fez com que mudasse o hábito de compra dos portugueses.

Em 2013 o KuantoKusta desenvolveu uma aplicação dedicada à comparação de preços através de tablet e smartphone. Na base de dados há milhares de produtos, que podem ser pesquisados por categoria, marca, referência ou código de barras. Através desta opção o utilizador pode alinhar o código de barras de um produto com um retângulo que surge no ecrã e fornecer por essa via a informação necessária para desencadear a pesquisa.

Em 2014, com a mudança do algoritmo da Google o KuantoKusta reformulou o seu site tornando-se desta forma em responsive design.

Em 2016, desenvolveu um comparador de preços totalmente dedicado a supermercados. Tem como objetivo integrar num único site, informações detalhadas sobre os preços práticos nos supermercados em Portugal e partilhar promoções diárias.

O KuantoKusta desenvolveu também o PriceBench, uma ferramenta especializada na recolha, tratamento e análise de dados que contribui para que o lojista registado no site tenha uma gestão de preços mais inteligente.

Ainda no mesmo ano, o KuantoKusta ultrapassa o número de 1 milhão de produtos no site inseridos em várias áreas. Considerando o crescente acesso ao site através de dispositivos móveis, em 2018 a versão mobile do KuantoKusta ganhou um visual moderno e com novas funcionalidades.