sexta-feira, 14 de julho de 2023

Com Paul Theroux em busca da onda perfeita



O novo romance de Paul Theroux chega com cheiro a maresia, salpica-nos com a espuma das ondas perfeitas do Havai e convida-nos a imergir no cenário luxuriante onde é ambientada a história de Debaixo da Onda em Waimea, que estará disponível em Portugal a partir de 20 de julho, com tradução de Telma Costa. Paul Theroux capta a glória e a nostalgia de um passado aventuroso, enquanto mostra que se deve aproveitar e cavalgar as ondas que a vida levanta.    

Retirado das competições, Joe Sharkey é o «Tubarão», uma antiga lenda do surf que, durante décadas, viajou por todo o mundo em busca das melhores ondas. A sua existência permanece ligada à natureza: saboreia um presente despreocupado, passando os dias entre a casa sobranceira ao mar – um pequeno éden de fauna e flora – e as magníficas ondas do  Pacífico. Uma noite, voltando a casa ao volante e ligeiramente embriagado, atropela e mata um homem. Sharkey começa por querer obliterar o acidente do seu pensamento, mas a negação do acontecimento traumático vai fazê-lo perder o rumo. A recuperação só começará quando, coagido pela namorada, assume o que aconteceu e começa a investigar o passado surpreendente da vítima.

Retratando a gente do Havai e os seus costumes, Debaixo da Onda em Waimea é um tributo de Paul Theroux ao arquipélago onde escolheu  viver.

Sobre o Autor

Paul Theroux nasceu em Medford, no Massachusetts, em 1941. O pai era franco-canadiano e a mãe italiana, e Paul era um de sete filhos. Frequentou as universidades do Maine e, posteriormente, do Massachusetts. O curso de Escrita Criativa que realizou com o poeta Joseph Langland fê-lo descobrir que escrever era o que queria fazer na vida. Viveu em Itália, onde foi leitor; no Malawi, onde também ensinou e esteve envolvido no golpe de Estado que tentou depor o então presidente-ditador; em Singapura e no Uganda, onde deu aulas de Inglês e não só conheceu a sua futura mulher como também encontrou, pela primeira vez, V.S. Naipaul (que viria a ser seu grande amigo e mentor). 
A par das colaborações regulares que manteve ao longo dos anos com as revistas Playboy, Esquire e Atlantic Monthly, escreveu dezenas de romances (com adaptações ao cinema), ensaios e alguns dos melhores livros de viagens de sempre, como O Velho Expresso da Patagónia, Comboio Fantasma para o Oriente e O Grande Bazar Ferroviário, todos publicados pela Quetzal.
Paul Theroux vive atualmente entre o Cape Cod e o Havai.