quinta-feira, 20 de julho de 2023

Estreias de cinema de 20 de Julho de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Oppenheimer

O físico teórico J. Robert Oppenheimer (1904-1967) foi o cientista que, ao abrigo do Manhattan Project, chefiou o laboratório de Los Alamos durante a Segunda Grande Guerra, onde foi desenvolvida a bomba atómica. É um legado complicado, com o qual o próprio tentou lidar ainda em vida. 

O britânico Christopher Nolan, realizador de "O Terceiro Passo", "Interstellar" ou "Tenet", escreveu e realizou este “biopic” épico em que Cillian Murphy faz o papel do cientista, contando a história de como tudo aconteceu. É uma adaptação da biografia “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin em 2005.

No elenco, Murphy, o actor irlandês que encabeçou a popular série “Peaky Blinders” e agora tem aqui o seu primeiro papel de protagonista num filme de grande dimensão, é acompanhado por nomes como Florence Pugh, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Rami Malek, Kenneth Branagh, Olivia Thirlby, Benny Safdie, Josh Hartnett ou Matthew Modine, a fazerem de várias figuras da vida real envolvidas no projecto. É uma das grandes apostas da Universal Pictures para o verão de 2023. 



Barbie

Depois de se ter estreado na realização em 2018 com “Lady Bird”, um filme original, e de ter adaptado “Mulherzinhas” em 2019, a actriz tornada realizadora Greta Gerwig é agora a responsável por esta comédia de grande orçamento baseada na boneca homónima da Mattel, a marca de brinquedos. É a grande aposta da Warner Bros. para o verão de 2023.

No filme, co-escrito por Noah Baumbach, com quem Gerwig tinha escrito “Frances Ha”, filme por ela protagonizado, em 2012, Barbie vive na sua terra com Ken, rodeada de várias outras Barbies, e um dia começa a sentir alterações na perfeição da sua vida. É então expulsa da terra e ruma ao mundo real, onde se cruza com empregados da Mattel.

No elenco, Margot Robbie e Ryan Gosling fazem da Barbie e do Ken principais. São acompanhados por America Ferrera, Rhea Perlman, Will Ferrell, Kate McKinnon, Issa Rae, Hari Nef, Sharon Rooney, Dua Lipa, Simu Liu, John Cena, Michael Cera ou Emerald Fennell. A narração é de Helen Mirren.



Alguém Vai Amar Alguém

Ao longo de três capítulos, a realizadora israelita Hadas Ben Aroya, no seu segundo filme, tenta pintar um retrato de jovens adultos e das suas vidas sexuais na Tel Aviv contemporânea. Danny (Hadar Katz) engravidou de Max (Leib Levin) e ainda não lhe disse. Tenta fazê-lo durante uma festa. Ele, por sua vez, agora namora com Avishag (Elisheva Weil), com quem está a tentar experimentar novas fantasias sexuais. Mas Avishag acaba por desenvolver uma ligação com Dror (Yoav Hayt), que é mais velho e cujo cão ela passeia. Um retrato de uma geração.