sexta-feira, 7 de julho de 2023

Cultura e Não Só na estrada com Mercedes EQS SUV 580 4Matic



O "Cultura e Não Só" teve a oportunidade de fazer nos últimos dias um test-drive ao modelo EQS SUV 580 4Matic da Mercedes Benz.

O EQS é o primeiro SUV de luxo totalmente elétrico da Mercedes-EQ. A gama do modelo inclui três versões: EQS 450+, o EQS 450 4MATIC e o EQS 580 4MATIC.  

A versão ensaiada foi o EQS 580 4MATIC, que tem uma potencia de 544CV e faz dos 0 aos 100 km/h em 4.6s, e que com os opcionais que tinha tem um preço de 190.000 euros. 



O EQS SUV oferece amplo espaço, conforto e conectividade no seu interior moderno e luxuoso. Os bancos da segunda fila estão equipados de série com regulação elétrica. Como equipamento opcional está disponível uma terceira fila de bancos com dois bancos individuais adicionais. Estes bancos alojados no piso do compartimento de carga no EQS SUV são colocados na posição de utilização mecanicamente. Com os bancos rebatidos, o piso do compartimento de carga fica plano. Em combinação com a terceira fila de bancos, uma função designada por EASY ENTRY é fornecida de série na segunda fila de bancos.



O EQS é atualmente a referência mundial da aerodinâmica no que diz respeito a veículos produzidos em série. O seu design objetivo, com uma geometria suave da secção inferior do chassis e a grelha do radiador fechada, foi um bom ponto de partida para as soluções de aerodinâmica no EQS SUV. A otimização dos detalhes típicos de um SUV deu origem a uma combinação única até à data, de espaço com eficiência aerodinâmica.

Com o EQS SUV, a Mercedes-Benz deu um passo importante rumo à mobilidade sem emissões de gases poluentes e aproxima-se da concretização dos objetivos da iniciativa Ambition 2039. O modelo é produzido de forma totalmente neutra em termos de emissões de CO2. O EQS SUV implementa na estrada soluções reais para a mobilidade sem emissões de gases, conservação inteligente dos recursos naturais e economia circular responsável.



Uma das funções que eu mais gostei ao longo dos dias que andei com o Mercedes (num total de cerca 620 kms percorridos) foi a função ENERGIZING AIR CONTROL Plus, a Mercedes-Benz pensa integralmente na qualidade do ar no EQS SUV. O sistema funciona com recurso a filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior.

Com o software inteligente, o MBUX adapta-se completamente aos seus utilizadores e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo. Com a conhecida camada zero, as aplicações mais importantes são sempre apresentadas no nível superior dentro do campo de visão, de acordo com a situação e o contexto.

O destaque do interior é o MBUX Hyperscreen (opcional). Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamente por toda a extensão do tablier. Atrás de um único vidro encontram-se instalados três ecrãs. O ecrã OLED de 12.3 polegadas é destinado exclusivamente para o passageiro dianteiro, permitindo ter a sua própria área de controlo. Na Europa, e num crescente número de países, o passageiro dianteiro também pode assistir a conteúdo dinâmico enquanto o veículo está a ser conduzido. Isto porque, a Mercedes-EQ utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara: se a câmara detetar que o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro, o sistema reduz automaticamente o brilho da imagem do ecrã.



O sistema de som Dolby Atmos coloca a experiência sonora no EQS SUV num novo patamar. Os instrumentos ou as vozes individuais da mistura de estúdio podem ser colocados em toda a parte da área de audição. Desta forma é possível um novo tipo de animação sonora: isto porque, enquanto os sistemas estéreo convencionais normalmente possuem uma dinâmica lateral, o Dolby Atmos pode utilizar todo o espaço e criar uma experiência de som a 360 graus.

No fim fica a parte mais triste destes ensaios de estrada que é a hora de entregar o carro depois de uns dias "bem passados". Para quem quer um SUV 100% elétrico recheado de todos os gadgets e ajudas tecnológicas, este  EQS SUV 580 4Matic é sem dúvida nenhuma a opção certa.