quinta-feira, 27 de julho de 2023

Estreias de cinema de 27 de Julho de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Cobweb - Segredo Maldito

Peter tem oito anos e vive com os pais numa enorme casa centenária. Quando começa a ouvir barulhos vindos do interior das paredes, fica aterrorizado. Os pais desvalorizam as suas queixas e insistem que tudo aquilo se passa apenas nos seus pesadelos.

A única pessoa que parece preocupar-se é a professora Devine, que se apercebe da inquietação da criança e decide intervir. E não tarda até ela se dar conta de que há algo de muito terrível a acontecer naquela família.  
 
Estreia em realização de Samuel Bodin, este filme de terror conta com argumento de Chris Thomas Devlin (também argumentista do “reboot” de “Massacre no Texas”, realizado por David Blue Garcia em 2022), e actuações de Lizzy Caplan, Woody Norman, Cleopatra Coleman e Antony Starr. 



Um Voo Altamente

Depois de ter ficado órfão quando era ainda bebé, o pardal Richard é encontrado por uma cegonha, que o cria como se fosse um deles. O tempo passa e ele adquire os hábitos da sua família adoptiva, mesmo que por vezes se tenha deparado com desafios quase intransponíveis. Agora que já é crescido e se sente preparado para liderar o bando na próxima migração, fica destroçado quando os mais velhos resolvem entregar essa responsabilidade a alguém mais experiente.

É então que, num acto de revelia mas também de grande coragem, decide largar a única família que conheceu e seguir a sua própria rota. Essa viagem, que se vai revelar mais dura do que ele poderia imaginar, vai ser também extraordinariamente recompensadora. 

Com realização de Benjamin Quabeck e Mette Tange, um filme de animação para toda a família que continua a história iniciada em 2017 por Toby Genkel e Reza Memari. 



A Viagem de Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, nascido na Argentina dia 17 de Dezembro de 1936, foi eleito Papa em 13 de Março de 2013, no segundo dia do conclave. Durante os nove anos seguintes à nomeação, percorreu os quatro cantos do mundo, num esforço de chamar a atenção para alguns dos mais prementes problemas da actualidade: a desigualdade, a pobreza, a migração, as guerras e as várias questões ambientais que ameaçam a sobrevivência no planeta.

Inspirado pelo facto de duas das suas viagens – a primeira, ainda em 2013, aos refugiados que desembarcam na ilha de Lampedusa (Itália); a segunda, em 2021, ao Médio Oriente – coincidirem com os itinerários dos filmes "Fogo no Mar" (Urso de Ouro em Berlim e nomeado ao Óscar de melhor documentário em 2017) e "Nocturno" (2020), o multipremiado cineasta italiano Gianfranco Rosi usa imagens dos arquivos do Vaticano e com elas faz um tributo a um dos mais consensuais líderes da Igreja Católica. Ao mesmo tempo, dá-nos uma visão do actual estado do mundo.