terça-feira, 25 de julho de 2023

Um dos mais belos clássicos de sempre



«Era uma vez um rapaz de cerca de catorze anos, alto, desengonçado, de cabelos amarelos como espigas. Não se pode dizer que fosse grande coisa. As suas ocupações favoritas eram comer, beber e pregar partidas sempre que possível.»

É assim, num tom de terna travessura, que principia um dos tesouros da literatura universal.

Esta é A Viagem Maravilhosa de Nils Holgersson através da Suécia, obra-prima da imaginação de Selma Lagerlöf, primeira mulher da História galardoada com o Prémio Nobel da Literatura, que encanta gerações de leitores desde a sua primeira publicação, em 1908.

Hino à amizade e à coragem e comovente reverência pelo mundo natural e pela sua preservação, A Viagem Maravilhosa de Nils Holgersson através da Suécia narra as aventuras do jovem Nils que, transformado em gnomo por força do seu condenável comportamento com os animais, se vê de súbito às costas de um ganso.

Mas o Nils que se descobre entre as penas de Mårten não será o mesmo quando esta maravilhosa viagem terminar.

«Nunca lhe passou pela imaginação que o ar, ali no alto, fosse de tão deliciosa frescura; nem nunca calculara que pudesse ser tão doce o cheiro da terra húmida misturada com a resina. Nunca pensara no que seria voar tão alto. Não; não era voar; era fugir para bem longe das preocupações, dos aborrecimentos, de todos os desgostos.»

Traduzida para mais de 40 línguas e adaptada ao cinema e a série de televisão, A Viagem Maravilhosa de Nils Holgersson através da Suécia é a aventura que todos gostaríamos de ter. A história que todos gostaríamos de contar. E o livro que todos devíamos ler.

A Temas e Debates leva-o de novo às livrarias a 3 de agosto.

Sobre a Autora

Selma Lagerlöf nasceu a 20 de novembro de 1858, em Mårbacka, na província sueca de Värmland, e aí viria a falecer a 16 de março de 1940. Com uma obra profundamente inspirada nas histórias de encantar e lendas populares do seu país, tornou-se, em 1909, a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel da Literatura e em 1914 foi nomeada membro da Academia Sueca. É autora de títulos como A Lenda de Gösta Berling (1891), Os Laços Invisíveis (1894) e O Tesouro (1904). A sua obra mais famosa, A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia (1906-1907), seria adotada em todas as escolas suecas e traduzida para mais de cinquenta línguas.