segunda-feira, 3 de julho de 2023

Reportagem - Sumol Summer Fest 2023



A grande novidade da edição de 2023 do Sumol Summer Fest foi a nova "casa" o festival saiu da Ericeira para assentar arraiais na Costa de Caparica, no Parque de Campismo do Inatel, junto à Praia de São João. 

Dos vários artistas que passaram pelo palco deste festival o concerto mais esperado era certamente o das Guerrilla Girls um momento único e exclusivo. O espetáculo Guerrilla Girls, em que actuaram Blaya, Carla Prata, Cíntia, Eva Rap Diva, Muleca XIII, Dama Bete e DJ Allexia, tomou conta do festival para celebrar o melhor do rap português feito no feminino. 

A missão destas guerrilheiras do hip hop é prestar homenagem ao coletivo feminino de Nova Iorque com o mesmo nome, que tem combatido, desde a década de 80, o racismo e a desigualdade de género no meio artístico. Agora, a bandeira ergue-se deste lado do Atlântico para relembrar o papel de destaque das mulheres no Hip Hop Tuga desde que as primeiras rimas começaram a ser lançadas, no início dos anos 90.  

Apesar do Hip Hop levantar constantemente a voz contra a desigualdade, as rappers têm frequentemente a palavra cortada quando a conversa chega à igualdade de oportunidades neste meio. Para combater este estigma, o melhor do rap português no feminino vai ser celebrado neste espetáculo que reunirá sete artistas.  

Além deste tributo ao Hip Hop passaram ainda pelo palco nomes como Popcaan, Matuê, Profjam, Bárbara Bandeira, Mishlawi e Children of Zeus, Bispo, Aya Nakamura, Iann Dior e Mizzy Miles & Friends. 

Depois do fim destes dois dias de festa que marcam o inicio da "temporada" de festivais na zona da grande Lisboa, mal podemos esperar para ver as novidades que a organização nos trará na edição de 2024.