É já no próximo Sábado, às 16 horas, que a Galeria de Arte do Casino Estoril inaugura o XXVIII Salão de Primavera/Prémio Rainha Isabel de Bragança. Trata-se de uma colectiva de Pintura cuja primeira edição se realizou em 1981, com o objectivo de promoção e divulgação da Arte Jovem.
O 1º Prémio desta colectiva, designado “Prémio Rainha Isabel de Bragança”, patrocinado pela Estoril Sol III, foi atribuído a Filipa Tojal, finalista da Faculdade de Belas Artes do Porto. Natural de Freamunde e residente em Figueiró, Paços de Ferreira, a artista está habilitada com estudos na Middlesex University, de Londres, e na Accademia Europea di Firenze, em Itália.
Filha de D. João VI e de Carlota Joaquina, Isabel de Bragança nasceu em Portugal, mas foi Rainha de Espanha, tendo sido mulher do Rei Fernando VII. A História de Arte daquele País consagrou-a como fundadora do Museu do Prado.
Nas anteriores edições do Salão de Primavera participaram 940 jovens finalistas das Faculdades de Belas Artes de Lisboa e Porto. Muitos deles são, hoje, referências, no panorama das Artes Plásticas Portuguesas, nomeadamente como professores nas Faculdades de Belas-Artes, na prática de Pintura ou noutras actividades ligadas às Artes.
É de registar que os professores que na edição do corrente ano escolheram os participantes das suas Faculdades, foram, também, finalistas nos Salões de Primavera, tendo sido premiados. Hugo Ferrão, da Faculdade de Lisboa e Domingos Loureiro, da Faculdade do Porto.
O Júri, que foi constituído pelos professores da FBAUL, Joaquim Lima Carvalho, Hugo Ferrão e Ilídio Salteiro e N. Lima de Carvalho, Director da Galeria de Arte, atribuiu, ainda, menções honrosas aos seguintes finalistas daquelas duas Faculdades: António Bahia, natural do Porto; Benedita Santos, natural do Porto; Carolina Machado, natural de Lisboa; Carolina Sales, natural de Moçambique; David Simões natural de Setúbal; Karyna Iglesias, natural do Brasil; Margarida Lopes, natural de Lisboa; Rita Alfaiate, natural de Lisboa; Rita Sá Lima, natural de Ponte de Lima e Sérgio Almeida, natural de Lisboa.
Além destes premiados, participam na edição do corrente ano do Salão de Primavera os seguintes artistas: David Lopes, Diogo Branco, Eduarda Alves, Elisa de Sousa, João Maria Ferreira, João Miguel Ramos, Jorge Charrua, Juliana Lopes, Marisa Nóbrega, Mónica Medeiros, Pedro Cunha, Pedro Poscha e Teresa Pessoa.
O XXVIII Salão de Primavera/Prémio Rainha Isabel de Bragança ficará patente ao público, todos os dias, das 15 às 24 horas, até 23 de Junho. Entrada grátis, singularmente reservada a maiores de 18 anos, nos termos Lei de Jogo em vigor.