terça-feira, 5 de maio de 2015

Mercedes-Benz é a marca premium mais inovadora da última década


Um estudo abrangente realizado pelo Centro de Gestão Automóvel (CAM) e pela consultora Pricewaterhouse Coopers (PwC), revelou a Mercedes-Benz como a marca de automóveis premium mais inovadora com a maior quantidade de novas introduções. Adicionalmente, a Mercedes-Benz recebeu o prémio especial "Marca mais inovadora da última década". A Daimler venceu o título "Grupo mais inovador" na categoria "Propulsões alternativas". A cerimónia de apresentação dos "Prémios Automotive INNOVATIONS 2015" ocorreu durante uma gala em Frankfurt no dia 29 de Abril de 2015.  

"A paixão pela invenção nunca morre" foi o lema de Karl Benz, um dos fundadores da marca. A inovação continua a ser uma das principais forças impulsionadoras do sucesso da Mercedes Benz, como é possível verificar pelo triplo sucesso nos "Prémios Automotive INNOVATIONS" deste ano.

A Mercedes-Benz, com sede em Estugarda, venceu o prémio especial "Marca mais inovadora da última década". A Mercedes-Benz é o único fabricante a apresentar 578 inovações individuais e 183 novas introduções a nível mundial. As inovações incluem o DISTRONIC PLUS com Stop&Go Pilot, o sistema de propulsão híbrido de baixo consumo no S 400 HYBRID e a suspensão MAGIC BODY CONTROL.

As inovações destacadas na categoria "Marca premium mais inovadora" incluíram a tecnologia de apoios activos em curva no Classe S Coupé, os faróis LED multibeam no CLS e o conceito geral do CLA Shooting Brake, que lidera no seu segmento combinando a beleza de um coupé com os benefícios práticos de uma station. O grupo assumiu a liderança na categoria de "Propulsões alternativas" graças à introdução do S 500 PLUG-IN HYBRID e C 350 PLUG-IN HYBRID, e também graças à introdução do modelo totalmente elétrico Classe B Electric Drive.

Centro de Gestão Automóvel
A base da decisão para a atribuição do Prémio Automotive INNOVATIONS é fornecida através da realização de um estudo sobre inovação, com recurso à base de dados do Centro de Gestão Automóvel (CAM), em Bergisch Gladbach, Alemanha. Pelo décimo ano consecutivo, as inovações automóveis dos grupos fabricantes automóveis e das suas marcas, foram sistematicamente estudadas e avaliadas de acordo com critérios quantitativos e qualitativos. 

As inovações são definidas como novos desenvolvimentos que oferecem benefícios tangíveis aos clientes. As inovações já devem estar disponíveis ou já deverão pelo menos ter sido apresentadas em protótipos desenvolvidos. 

O CAM opera como um instituto independente de pesquisa empírica do sector automóvel e da mobilidade e também como entidade de consultoria estratégica. O director do CAM é o Prof. Dr. Stefan Bratzel, que fundou o instituto em Abril de 2004.