Termina no próximo dia 31 de Maio o prazo de recepção das obras concorrentes à 8ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís. Trata-se de uma oportunidade a não perder para todos os jovens candidatos a escritores, desde que a sua idade não seja superior a 35 anos, completada até 31 de Dezembro do ano da atribuição e sem qualquer obra publicada no género. O Júri será presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.
O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís é uma iniciativa promovida pela Estoril Sol e, desde que foi instituído, tem captado o interesse de centenas de concorrentes que encontraram, assim, a possibilidade de revelarem os seus talentos e aspirarem a um lugar próprio no palco das Letras portuguesas.
Este ano, com o valor pecuniário de 10 mil euros, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís destina-se a textos inéditos de autores portugueses. O romance vencedor, será lançado pela Editora Gradiva, que mantém uma parceria com a Estoril Sol, desde o início deste projecto.
Lançado, em 2008, no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril Sol, o Prémio Literário Revelação foi atribuído, em edições anteriores, a Raquel Ochoa, com o romance “A Casa-Comboio”, Paulo Mourão Bugalho, com “A Cabeça de Séneca”; Tiago Manuel Ribeiro Patrício, com “Trás-os-Montes”; Marlene Correia Ferraz, com “A Vida Inútil de José Homem”; e Paula Cristina Rodrigues com “Horizonte e Mar”.
Recorde-se que o prémio referente a 2014, ficou sem vencedor.
Numa iniciativa já com fortes tradições, a Estoril Sol volta a instituir, assim, os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem aos dois grandes escritores.