Em plena comemoração da maioridade de “Os Filhos da Nação”, que em 2014 fizeram 20 anos, a Quinta do Bill decidiu, e bem, abraçar em o Coliseu do Porto como palco e a Banda Sinfónica Portuguesa como parceiros de uma noite inesquecível.
Foi a 25 de Outubro de 2014 e a magia desse momento ficou registada em CD-duplo e DVD, agora imortalizada em “Sinfónico – ao vivo //Coliseu do Porto”.
2014 foi um ano especial para a Quinta do Bill e a noite do Coliseu, na invicta cidade do Porto, um feliz corolário. Num ambiente folk-sinfónico, numa sintonia perfeita entre a beleza arrepiante do acústico e o poder contagiante do eléctrico, viveram-se “Dias de Cumplicidade” únicos, num “Reunir aos meus Amigos” que contagiou o Coliseu do Porto do princípio ao fim.
A Quinta do Bill desenrolou em palco a sua História, que em momentos se confunde com a história da música em Portugal a partir de finais dos anos 80. Naturalmente o “Menino” não faltou, nem a “Senhoria Maria do Olival”, nem quem pediu “Voa (Voa)”, mas no fim está também o princípio e todos se sentiram “Os Filhos da Nação”, já “adultos para sempre”, 20 anos depois, embalados por uma orquestra especial, que deu à Festa tons de uma eterna e sentida Portugalidade.