Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Dor e Glória
O espanhol Salvador Mallo possui uma extensa e aclamada carreira internacional como realizador de cinema. Agora, solitário, doente e a atravessar uma crise de inspiração, faz uma reflexão sobre as escolhas feitas ao longo da vida. As suas memórias conduzem-no à infância, numa pequena aldeia espanhola, até aos tempos de juventude e idade adulta, já na cidade de Madrid. Essa viagem fá-lo avaliar a sua relação com os pais, os amigos e amantes; assim como os sentimentos de alegria, tristeza e perda que foram deixando marcas profundas e o transformaram no que é hoje, enquanto homem e cineasta.
Com Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Penélope Cruz, Julieta Serrano e Leonardo Sbaraglia nos papéis principais, uma história dramática de teor autobiográfico que é a 21.ª longa-metragem do multipremiado realizador espanhol Pedro Almodóvar – que, entre muitos outros prémios, recebeu os Óscares de melhor filme estrangeiro com "Tudo Sobre a Minha Mãe" (1999) e de melhor realizador com "Fala Com Ela" (2002).
Mas Que Avó é Esta?!
A família do pequeno Gulliver, de nove anos, é tudo menos convencional. Depois de vários casamentos e divórcios de ambos os pais, ele vê-se cercado por um sem-número de meios-irmãos. Durante o Verão, cada uma das crianças vai passar algumas semanas com os progenitores – excepto ele que, aparentemente, não tem alternativa a não ser a casa de Aurore, a avó. Mas esta senhora não é a típica avó idosa que se desdobra em cuidados com os seus queridos netos. Do que ela realmente gosta é de "cocktails" e festas de arromba, sem responsabilidades ou sequer pretexto. Mas, ao perceberem que Gulliver está sozinho com a excentricidade de Aurore, os restantes irmãos unem-se e seguem viagem para casa dela. E o resultado dessa decisão vai ter tanto de confuso como de enternecedor.
Continuação do filme "Mas Que Família é Esta?!", uma comédia familiar também realizada por Gabriel Julien-Laferrière ("SMS"). A veterana Chantal Ladesou encarna a avó Aurore; Julie Gayet, Thierry Neuvic, Julie Depardieu, Lucien Jean-Baptiste, Claudia Tagbo, Philippe Katerine, Arié Elmaleh, Nino Kirtadze e Caterina Murino retomam as mesmas personagens do filme anterior.
It: Capítulo 2
Em 1989, na pequena cidade de Derry (EUA), um grupo de pré-adolescentes pouco populares formou O Clube dos Falhados. A amizade entre eles foi basilar na sua formação, uma vez que todos, sem excepção, eram perseguidos por colegas de escola. Na altura, quando várias crianças desapareceram sem explicação, os habitantes de Derry ficaram em pânico. Sem que nenhum adulto se apercebesse, os miúdos do clube foram alvo de um ser malévolo chamado Pennywise que, para os seduzir, assumia a forma de palhaço. Quase três décadas passadas, Pennywise volta a surgir em Derry, assim como novos desaparecimentos. É então que os membros do clube, agora adultos, se reúnem para honrar o pacto que outrora fizeram: acabar de vez com o monstro que quase os matou e cujas memórias os têm atormentado.
Um filme de terror que continua a história começada em "It" (2017), também realizado por Andy Muschietti ("Mamã"), segundo um argumento de Chase Palmer, Cary Fukunaga e Gary Dauberman. O enredo, sobre as vulnerabilidades e medos da infância, tem por base a segunda parte da obra homónima escrita, em 1986, por Stephen King – que já fora transformada em série de televisão, em 1990. Com o sueco Bill Skarsgård (filho de Stellan Skarsgård e irmão de Alexander Skarsgård) novamente a assumir a personagem Pennywise, este filme conta também com James McAvoy, Jessica Chastain, Jay Ryan, Bill Hader, Isaiah Mustafa, James Ransone e Andy Bean.