A letra "R" é sinónimo dos
modelos com características desportivas da Volkswagen. O T-Roc
R, produzido na Volkswagen Autoeuropa, inicia agora a sua
comercialização em Portugal – a partir de 50.858 euros. Graças ao
motor 2.0 TSI de quatro cilindros, o novo SUV compacto debita
uma potência de 300 cv e um binário máximo de 400 Nm entre as
2.000 e as 5.200 rpm.
O motor 2.0 TSI está associado ao sistema de tração integral 4MOTION
e à transmissão automática de dupla embraiagem DSG de sete
velocidades. Soluções que permitem ao T-Roc R cumprir a aceleração
de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e alcançar os 250 km/h de
velocidade máxima (limitada eletronicamente).
As características desportivas do T-Roc R são evidenciadas pelo seu
design inconfundível no exterior e no interior. O para choques específico
“R” é pintado da mesma cor da carroçaria, a grelha do radiador possui
uma faixa prateada de alumínio com acabamento anodizado na parte
inferior que percorre toda a largura do veículo, enquanto nas
proeminentes cavas das rodas são montadas as jantes de liga leve
Spielberg de 18 polegadas com pneus 215/50 R18, de série.
No novo para choques traseiro está acomodado o sistema de escape
com saída dupla, à esquerda e à direita, específico para o modelo "R",
assim como o difusor. Como opção, está disponível um sistema de
escape R "Performance", no qual os silenciadores traseiros são
fabricados em titânio. As capas dos espelhos retrovisores exteriores em
preto mate, diversos logótipos "R" e um novo spoiler no prolongamento
do tejadilho também ajudam a identificar esta versão mais desportiva.
Dentro do habitáculo o tratamento desportivo mantém-se, ganhando
vários detalhes com a assinatura "R": volante desportivo multifunções,
pedais cromados, bancos desportivos e um grande ecrã central que
complementa o painel de instrumentos digital, além de alguns
revestimentos em fibra de carbono.
O Volkswagen T-Roc R recebeu afinações específicas, como uma altura
ao solo reduzida em 20 mm e pode estar equipado com amortecedores
adaptativos. A suspensão desportiva garante a aderência ideal à
estrada, enquanto a direção progressiva contribui para garantir um
comportamento de condução muito ágil; travões de 17 polegadas
ajudam a uma travagem eficaz.
Os modos de condução incluem um modo “race” que garante uma
experiência de condução especialmente desportiva. Essas soluções são
complementadas pelo “launch control”, que transmite a tração ideal
durante a aceleração, oferecendo o binário máximo e um programa
controlo de estabilidade correspondente. O controlo eletrónico de
estabilidade ESC pode ser desligado manualmente para garantir uma condução particularmente dinâmica no limite de uma condução
desportiva.