A autonomia em modo totalmente elétrico do GLE 350 de 4MATIC híbrido plug-in (consumos ponderados de combustível 1,1 l/100 km, emissões ponderadas de CO2 29 g/km, consumos ponderados de energia 25.4 kWh/100 km) é impressionante: graças a uma bateria de 31,2 kWh capacidade, a autonomia é superior a 100 km’s (NEDC). A velocidade máxima pode chegar aos 160 km/h em modo elétrico. O seu motor diesel de quatro cilindros com tecnologia de topo é também altamente eficiente. O GLC 300 e 4MATIC (consumos ponderados de combustível 2,5-2,2 l/100 km, emissões ponderadas de CO2 de 57 a 51 g/km, consumos ponderados de energia de 17,8 a 16,5 kWh/100 km)2 também usa a terceira geração da tecnologia plug-in da Mercedes-Benz.
A autonomia consideravelmente maior do GLE 350 de 4MATIC, em comparação com outros veículos híbridos plug-in, indica o caminho para uma experiência de condução em modo elétrico ainda mais gratificante. O design especial da traseira e o eixo traseiro modificado criam espaço para o grande conjunto de baterias. A bagageira não tem "degraus", sendo plana e com uma generosa capacidade de até 1.915 litros. A proporção de condução em modo elétrico não é apenas aumentada para os percursos longos, mas também pela recarga rápida durante os percursos. Para isso, o SUV possui uma tomada combinada para carregamentos de corrente alternada (AL) e de corrente contínua (DC). Esta tomada está localizada na lateral esquerda, em posição simétrica à tampa de abastecimento de combustível no lado direito do veículo. Nas estações de carregamento CC correspondentes, a bateria pode ser carregada em cerca de 20 minutos (com estado de carga (SoC – State of Charge) entre 10 e 80%) ou em cerca de 30 minutos (SoC a cerca de 10-100%).
Sendo o maior membro da família EQ Power, o GLE 350 de 4MATIC tira especial partido das tecnologias de ponta. Isto inclui o elevado potencial possibilitado pela recuperação energética às quatro rodas, com um binário máximo de recuperação de 1.800 N·m. Neste modo, a maioria das situações de condução pode ser controlada apenas pelas ações do acelerador. Além disso, sendo um veículo híbrido de ligação à rede elétrica (definição de "plug-in"), o GLE tem uma capacidade de reboque integral de até 3.500 kg. O Assistente de Manobras de Reboque (TMA – Trailer Maneuvering Assist) facilita as manobras com um atrelado, mesmo para quem tem menos experiência. Este assistente controla automaticamente o ângulo de direção do veículo que faz o reboque.