Com o apoio do Turismo de Macau, o canto-autor e percussionista João Caetano apresenta, na próxima quinta-feira, 26 de Setembro, às 21h30, o seu novo álbum Rhythm&Fado, no Lounge D do Casino Estoril. A entrada é livre.
Depois de duas apresentações em Londres, no famoso Ronnie Scotts e no London Jazz Festival, onde o músico percussionista foi aclamado por casas esgotadas, é agora a vez de Portugal, com o apoio do Turismo de Macau. Recorde-se que o músico nasceu e cresceu em Macau e que tem merecido especial atenção deste Território.
Com a capacidade de criar uma energia indescritível no palco, João Caetano irá apresentar todos os temas do seu álbum de estreia num alinhamento exigente, com o acompanhamento de André Dias na Guitarra Portuguesa, Carlos Marques no Piano, Pity no Baixo, Cam May na guitarra, e Giacomo Smith, no Clarinete.
Originalidade e Energia
À boca de cena, João Caetano surge de pé, ladeado por 2 bombos de Lavacolhos, e outros elementos de percussão entre os quais, o cajon. Com larga experiência internacional, João Caetano quer continuar a surpreender o público Português.
Rhythm&Fado é um projecto multicultural que tem por objectivo ajudar a manter viva, no mundo, a herança cultural portuguesa, procurando identificar os sons que representam essa tradição, nomeadamente a Guitarra Portuguesa e a Percussão Popular Portuguesa, mas que procura, ao mesmo tempo, estabelecer uma estética de fusão com outras sonoridades, explorando diferentes dimensões musicais com instrumentos que compõem o Jazz e também o Folk, como o Piano, Clarinete, Trompete, Saxofone, Viola e Baixo.
«Exploro o potencial da guitarra portuguesa em todos os meus projectos e, em especial, no Rhythm&Fado. Trago um repertório dinâmico e arrojado. Procuro apresentar uma miscigenação de sons e de ritmos improváveis, combinando a guitarra portuguesa com sonoridades de Folk e Jazz, e trazendo ainda à ribalta, e como percussionista, o som original grave e seco do bombo tradicional português»