quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Família Empresária - Estrutura, Recursos e Poder


A família empresária é uma instituição social sobre a qual ainda pouco se sabe. Logo, impõe-se o seu estudo, nomeadamente sobre a disponibilização de recursos, os seus públicos, a sua estrutura de governo e relações de poder respetivas. A teoria dos recursos da firma pode fornecer um quadro teórico apropriado para a explicação da superioridade do desempenho da empresa familiar na criação e redistribuição do valor transgeracional, por utilização de recursos e capacidades idiossincráticos com origem na família empresária. Enquanto campo social, cada família empresária transmite aos seus membros o habitus, responsável por uma orientação empreendedora através da interiorização de valores e atitudes vivenciados no seio dessa família. O envolvimento da família empresária na empresa familiar influencia e afeta a sua própria harmonia, os objetivos e a gestão da mesma, bem como o seu desempenho.

Da leitura deste livro, percebe-se a existência de um espaço social específico, relativamente autónomo, com regras de funcionamento, objetivos e interesses específicos. Contém os estudos de caso da família Champalimaud e da família Espírito Santo.

Sobre o Autor

Jorge Rodrigues nasceu em 1958. Casado, uma filha. Economista. Doutor em Gestão (ISCTE-IUL). Professor coordenador no Instituto Politécnico de Lisboa. Investigador no Instituto Jurídico Portucalense. Especialista de reconhecida experiência e competência profissional em gestão empresarial, contabilidade de gestão e finanças empresariais. Exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no setor privado, público e cooperativo, por mais de 15 anos. Participa em júris de doutoramento e de mestrado, intervém em eventos científicos com apresentação de comunicações. Tem publicado artigos em revistas com referee, capítulos em livros, livros, working papers. Investiga e ensina nas áreas de empresas familiares, estratégia empresarial, família empresária, finanças empresariais, gestão global, governabilidade organizacional, marketing, planeamento e controlo de gestão, responsabilidade social e ética das organizações.