A Volkswagen prepara-se para
apresentar ao mundo o novo logótipo da marca que vai estar
presente no edifício-sede, na rede de concessionários por todo o
mundo, nos meios digitais e, obviamente, em todos os veículos da
marca. É o início de uma nova era na Volkswagen no momento em
que apresenta o ID.3 totalmente elétrico no Salão do Automóvel de
Frankfurt.
Uma “Nova Volkswagen“. É desta
forma que pode ser visto o novo
posicionamento da marca através do
seu novo logótipo, da aposta numa
comunicação inovadora, além de uma
ambição reforçada em liderar um futuro
elétrico.
“2019 é o ano da “Nova Volkswagen”.
O rebranding abrangente é a consequência lógica dessa reorientação
estratégica. Está agora a começar uma nova era para a marca”, afirma
Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Administração da
Volkswagen, responsável pelas vendas, marketing e pós-venda.
Novo logótipo
A Volkswagen diz adeus ao logótipo 3D e aposta num design
bidimensional. Além disso, um novo tom de azul foi acrescentado à
gama de cores, permitindo variantes de cores adicionais do logótipo –
por exemplo, um logótipo vermelho da Volkswagen para os modelos
GTI.
“O novo logótipo bidimensional foi reduzido aos seus elementos
essenciais. É plano e aberto, oferece alto contraste e pode ser usado
com excelente flexibilidade nos meios digitais”, diz Jochen Sengpiehl,
diretor de marketing (CMO) da Volkswagen.
A construção do novo logótipo foi feita com o objetivo de tornar a marca
mais humana e mais animada, adotar a perspectiva do cliente e contar
histórias autênticas. “Muitas pessoas desenvolvem um relacionamento
próximo com a Volkswagen e até dão nomes aos veículos. Queremos
transmitir essa abordagem natural com os seus laços emocionais“.
O novo design da marca é o rebranding mais abrangente realizado por
uma empresa em todo o mundo nos últimos anos. Ao todo, 171
mercados estão envolvidos. Nas 10.000 instalações de concessionários
e oficinas em todo o mundo, cerca de 70.000 logótipos serão
substituídos, com atenção à economia de recursos e otimização de
custos.
Inicialmente, a marca irá começar pela Europa, seguindo-se a China em
Outubro. A partir do início de 2020, a mudança será implementada passo
a passo na América do Norte e do Sul, assim como no resto do mundo.
A transição estará concluída em meados do próximo ano.
Uma nova comunicação sonora
A Volkswagen vai passar a utilizar uma voz feminina em quase todos os
mercados no futuro, uma voz que seja calorosa, agradável e confiante.
No futuro, a Volkswagen terá o seu próprio som distinto pela primeira
vez – o logótipo do som. O novo som estará presente no produto, no
próprio veículo e em comunicações como publicidade de TV ou rádio.
Os ocupantes que saem do ID.3 também o ouvirão.
A nova identidade visual e sonora da Volkswagen será revelada na
campanha de lançamento do novo Passat.