A Africa Twin evoluiu. Mais leve, mais potente e repleta de tecnologias de ponta, a Africa Twin e a sua irmã Adventure Sports sofreram uma actualização de fundo – e têm agora identidades ainda mais distintas – dando aos condutores o melhor equipamento que existe para enfrentarem todas as verdadeiras aventuras, desde os trilhos fora-de-estrada, às maratonas transcontinentais, sempre no melhor estilo "True Adventure".
Quadro e motor
Prevista para chegar à Europa no decorrer de 2019, a Africa Twin está agora equipada com uma nova unidade bicilíndrica de 1.084 cm³ com homologação Euro5 (antes, a cilindrada era de 998 cm³). As revisões no motor foram muito ao detalhe, incluindo a elevação das válvulas, camisas em alumínio nos cilindros e nova válvula de controlo do escape, com performances ainda mais fortes, tudo em conformidade com a exigente norma Euro5 de emissões para 2020. A potência máxima aumentou 7%, para 75 kW às 7.500 rpm e o binário máximo subiu 6%, para 105 N·m às 6.250 rpm; o motor retém toda a suavidade que lhe é característica na entrega destes valores e continua a ter uma sonoridade fantástica e distinta.
Esta unidade está montada num quadro novo com sub-quadro em alumínio – através de parafusos, em vez de soldada ao quadro principal. O braço oscilante em alumínio também é novo e está agora mais leve, oferecendo uma tracção traseira e uma sensibilidade ao condutor ainda melhores.
Eletrónica e painel de instrumentos
O conjunto de sistemas eletrónicos é compreensivo e é gerido pela nova unidade IMU de seis eixos; o sistema inclui acelerador eletrónico (Ride-by-Wire) e sistema HSTC de controlo da tração, para além do controlo da velocidade de cruzeiro, ABS com função de curva, controlo anti-cavalinho, controlo anti-levantamento da roda traseira e piscas com função de travagem de emergência. Há seis modos de condução disponíveis: em quatro deles, os níveis de potência, travagem do motor e ABS são pré-definidos e serão usados de acordo com a situação de condução: Tour, Urban, Gravel e Off-road; os dois modos User permitem personalizar todos os parâmetros de acordo com as necessidades e estilo de condução.
A CRF1100L Africa Twin está equipada de série com um ecrã multi-informações TFT por toque de 6,5 polegadas. O nível de informações apresentado é fácil de interpretar e de usar e a própria unidade é elegante e bastante delgada e pode ser personalizada ao nível preferido do condutor; as informações são mostradas de forma clara e concisa, muito fácil de percepcionar seja a que altura do dia for. O ecrã TFT de controlo por toque também é compatível com o protocolo Apple Carplay®, permitindo ao condutor obter indicações da direcção, fazer e receber chamadas telefónicas e ainda ouvir música através das aplicações instaladas no smartphone ligado.
CRF1100L Africa Twin
Com a sua maior capacidade para enfrentar a condução fora-de-estrada a nova CRF1100L Africa Twin está agora ainda mais afilada, com uma ciclística tipo raly muito pronunciada, um depósito mais estreito e um banco 40 mm mais delgado, com regulação a 850 ou a 870 mm.
O para-brisas é baixo e deixa o condutor mover-se livremente para a frente e para trás, seja sentado ou em pé; as protecções de punho e a protecção de cárter são compactas e contribuem também para a redução geral de 5kg no peso da moto. Os 10% de aumento da relação peso/potência trazem consigo todo um novo nível de performances dinâmicas.
CRF1100L Africa Twin Adventure Sports
Partilhando o mesmo "triângulo de condução" com a sua irmã Africa Twin, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports é um modelo totalmente equipado para as viagens de longa distância.
O depósito é maior e tem agora capacidade para 24,8 litros de combustível, aumentado a autonomia para mais de 500 km; a carenagem frontal está mais larga, o para-brisas tem cinco níveis de regulação, os punhos são aquecidos e existe uma tomada para carregar acessórios, oferecendo ainda maior funcionalidade e conveniência.
As actualizações tecnológicas são orientadas para o condutor e incluem novas luzes de curva de três fases de funcionamento – criando um feixe luminoso mais amplo à medida que a moto se inclina – e o condutor pode seleccionar as suspensões (opcionais) activas Showa EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment).
Alinhadas com os quatro modos de condução pré-definidos e os dois modos User, as suspensões Showa EERA oferecem três níveis por defeito de afinação da pré-carga e usam a unidade IMU de seis eixos e a tecnologia de válvula de equilíbrio livre na forquilha dianteira para oferecer as respostas perfeitas, independentemente do terreno.
Transmissão de dupla embraiagem
A Honda já vendeu mais de 100.000 motos equipadas com DCT em toda a Europa – um sistema ainda único na indústria motociclística – desde que o sistema foi apresentado pela primeira vez como opção na VFR1200 em 2009. Cerca de metade dos clientes da Africa Twin optaram pela versão com este sistema.
O sistema tem sofrido uma evolução constante ao longo da última década. Nesta nova Africa Twin, o sistema DCT tem uma função de deteção das curvas que recebe sinais da unidade IMU, o que oferece mudanças ainda mais naturais nos modos automáticos D ou S.
Cores
A CRF1100L Africa Twin vai estar disponível nas cores Vermelho Grand Prix Red e Preto Ballistic Metalizado Mate, complementadas as duas por um bonito sub-quadro vermelho. A versão Adventure Sports estará disponível em acabamento Tricolor Branco Pérola Glare – a fazer lembrar a clássica XRV650 original – e em Preto Metalizado Darkness.
Desde que o modelo foi lançado em 2016, já foram vendidas mais de 87.000 unidades da Africa Twin. Com este conjunto abrangente de actualizações – cujo desenvolvimento envolveu 21 pedidos de novas patentes – a Honda pretende chegar a milhares de novos clientes, oferecendo-lhe toda um conjunto de experiências de afirmação de vida que só este modelo verdadeiramente "True Adventure" pode proporcionar.