O discurso da Rainha
Talvez daqui a alguns anos o discurso lido esta semana por Isabel II na Câmara dos Lordes sirva de mote para um filme, à semelhança do que aconteceu com o discurso do seu pai no inicio da Segunda Guerra Mundial. Embora o Brexit não tenha a gravidade de uma guerra, terá certamente um grande impacto quer para o Reino Unido quer para a própria União Europeia.
Desde 1973 na União Europeia, o Reino Unido nunca assumiu na sua plenitude os direitos e obrigações de um Estado membro, negociando para si clausulas específicas, como a não participação no euro e no espaço Schengen.
Com duas baixas no pelotão do Partido Conservador, partido que venceu as eleições em 2015 para o Parlamento do Reino Unido, resta Boris Johnson para negociar o celebre acordo de saída com a União Europeia.
Com posições irredutíveis perante a União Europeia, Boris Johnson parecia até há poucas horas levar o Reino Unido para uma saída desastrosa e sem acordo, no entanto, segundo o The Guardian, as equipas de negociação terão chegado a um consenso sobre uma fronteira alfandegária no mar da Irlanda, estando mais perto a formalização do acordo de saída entre o Reino Unido e a União Europeia.
A manter-se esta posição, é caso para dizer que até Boris Johnson é domesticável.
Se é certo que o discurso da Rainha é escrito pelo Governo, é quase certo que a Rainha Isabel II deve ter feito chegar diplomaticamente alguns ventos de ponderação a Boris Johnson, que até ao momento parecia ter saído de um episódio dos Simpsons ou então de uma banda desenhada de super heróis, tendo sido o próprio a comparar recentemente o Reino Unido com o Hulk “Quanto mais irritado Hulk fica, mais forte Hulk fica. E ele sempre escapa, não importa o quão amarrado ele pareça estar – e esse é o caso deste país. Nós vamos sair em 31 de outubro.”
Faltando ainda a aprovação parlamentar, começa a existir a esperança de uma saída ordeira da União Europeia que permita, conforme elencado por Isabel II no seu discurso, assegurar uma “nova parceria baseada no comércio livre e na cooperação”.
Apresentação Argentina Marques
O meu nome é Argentina Marques, tenho 44 anos e sou Economista.
Atualmente sou Diretora Financeira da Nova SBE e nestes últimos anos especializei a minha atividade profissional na Gestão Orçamental, em entidades como o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e a Direção Geral do Orçamento.
A paixão pela intervenção pública levou-me a abraçar desde jovem a participação em Órgãos Autárquicos e Associativos, bem como o comentário político na rádio Sesimbra FM e em diversos jornais como o Sesimbrense, Jornal de Sesimbra, Nova Morada e Sesimbra à Quinta.
Nas últimas eleições autárquicas liderei a candidatura de um Movimento Independente de Cidadãos, experiência que considero muito enriquecedora no seio da democracia portuguesa.