terça-feira, 15 de outubro de 2019

Crónica Saúde - Joana Franco


Fast-Food

Fast-Food é um termo em inglês que significa “comida rápida”. São considerados Fast-Food alimentos preparados num pequeno intervalo de tempo, que ficam pré-prontos no stock do estabelecimento, tais como, hambúrgueres no pão, cachorros quentes, batatas fritas, pizza, entre outros.
Na maior parte das vezes, os alimentos de Fast-Food são desprovidos de nutrientes básicos para o bom funcionamento do corpo humano, e fartos em gorduras e açúcares. A atual sociedade, na qual as pessoas têm pouco tempo para realizar atividades pessoais, inclusive para comer, produz, a cada dia, mais consumidores deste tipo de alimento, e aumenta as taxas de obesidade e outros problemas alimentares, como até mesmo a desnutrição.
A comida rápida e de baixo custo dos Fast-Food está cada vez mais incorporada aos hábitos alimentares do indivíduo de hoje em dia, no entanto os perigos envoltos neste tipo de prática estão gradativamente maiores.
Existem várias desvantagens em relação ao consumo de Fast-Food:

  • Geralmente, os ingredientes e acompanhamentos das refeições deste tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol, que se consumidos em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, sendo mais susceptível o aparecimento de doenças do coração, cardiovasculares, obesidade, diabetes, entre outras.
  • Têm pouca quantidade de fibras, o que pode prejudicar o funcionamento intestinal, causando obstipação. Além disso, o organismo deixa de ter os benefícios que uma alimentação rica em fibras pode proporcionar, como a diminuição de bactérias patogências e o aumento de bactérias boas ao corpo, o que está relacionado à protecção do intestino contra o cancro e diminuição da absorção excessiva de glicose e colesterol.
  • Há grande quantidade de sódio. O sódio em excesso pode elevar a tensão arterial e sobrecarregar os rins.
  • Muitas vezes come-se fast-food a trabalhar, ou a conduzir, com pressa e a mastigação fica prejudicada. E isso influencia directamente na digestão.
  • O excesso de calorias dos alimentos de fast food contribui para a obesidade, já que um hambúrguer pode ter 400 ou 500Kcal, ou mais, uma refeição pode conter a quantidade de calorias que deveriam ser ingeridas num dia inteiro.

Previna-se e não abuse da Fast-Food. Não é saudável para si. Cuide da sua saúde.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.