quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Estreias de cinema de 10 de Outubro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Viriato

Nascido numa pequena aldeia lusitana, Viriato ficou conhecido pela coragem de enfrentar a ocupação romana na Península Ibérica durante o século II a.C.. Este filme mostra o seu percurso, desde os tempos em que era um simples pastor, até liderar milhares de homens em defesa da independência da Lusitânia.
Um filme histórico realizado por Luís Albuquerque ("Dom", "A Dança dos Flamingos", "Por Onde Escapam as Palavras"), segundo um argumento de Ana Carolina Pascoal, que encena a vida de uma das mais emblemáticas figuras da História de Portugal. Filmado nas regiões de Seia, Viseu, São Pedro do Sul e Paços de Ferreira, conta com a participação dos actores Alexandre Oliveira, Margarida Sousa, Mário Bertô, Tiago Santos, João Damasceno, Ana Bárbara Queirós, Mário da Costa, Jaime Monsanto, Miguel Babo, Pedro Rodrigues, Vânia Fernandes, Yuri Ribeiro, João Oliveira, Paula Queirós, António Albuquerque e João Paiva, entre outros. 



Projecto Gemini

O mercenário Henry Brogan toda a vida trabalhou para o Governo norte-americano. Quando decide que é tempo de pôr fim à carreira, vê-se subitamente perseguido por alguém determinado a eliminá-lo. O assassino, altamente treinado, parece prever cada movimento seu. Na tentativa de perceber os motivos, Henry vem a descobrir que o seu perseguidor é, na verdade, um clone seu de apenas 25 anos, cuja missão é exterminá-lo e substituí-lo nas suas funções. 
Um "thriller" de ficção científica com assinatura de Ang Lee ("O Tigre e o Dragão", "O Segredo de Brokeback Mountain", "A Vida de Pi") que se apoia num argumento de David Benioff, Billy Ray e Darren Lemke. Com Will Smith com o duplo papel de protagonista, o elenco conta ainda com a presença de Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen e Benedict Wong.



O Caso DeLorean

Califórnia, início da década de 1980. A história segue a ascensão e queda do engenheiro mecânico norte-americano John DeLorean, o responsável pelo icónico DeLorean DMC-12, o carro que se tornou mundialmente famoso por ter sido usado na trilogia "Regresso ao Futuro", de Robert Zemeckis. Numa tentativa de salvar a DeLorean Motor Company, o seu fundador deixa-se envolver em tráfico de cocaína proveniente da Colômbia no valor de vários milhões de dólares. Contudo, nada corre como o esperado e ele é denunciado pelo amigo Jim Hoffman, um traficante com um longo cadastro criminal, que se tornou informador do FBI.
Filme de encerramento do 75.º Festival Internacional de Cinema de Veneza (fora de competição), também presente no Festival de Toronto, um drama biográfico inspirado em factos reais, com assinatura de Nick Hamm ("Godsend - O Enviado", "Morte a Bono", "A Viagem"), segundo um argumento escrito por Colin Bateman (também argumentista de "A Viagem"). A encarnar as personagens estão Lee Pace, Jason Sudeikis, Corey Stoll, Judy Greer, Isabel Arraiza, Michael Cudlitz e Erin Moriarty.