sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Recriação histórica no Clube Fenianos Portuenses



A 5 de Outubro, o Clube Fenianos Portuenses celebra a Implantação da República pela primeira vez na cidade do Porto e, pelas 16 horas, a varanda do icónico nº 29 da rua homónima serve de palco a uma recriação histórica do discurso de proclamação de 1910.

As celebrações têm início às 14h30 na Biblioteca do Clube, com uma conferência dedicada ao tema “O advento do Republicanismo em Portugal”, a cargo de Teresa Nunes, da Universidade de Lisboa, seguindo-se “Fenianos, um Clube Republicano?” com Cristina Mouta. A recriação do discurso de proclamação acontece na varanda do Salão Flamingo pelas 16 horas e a celebração encerra, às 16h30, no Salão Nobre, com “As músicas da República e outras músicas”, interpretadas pela Invicta Big Band.

O programa, de acesso livre, destina-se a abrir as portas de uma das mais icónicas instituições da cidade do Porto, numa data que representa um enorme simbolismo na história daquele Clube. Para Vítor Tito, Vice-Presidente do Clube Fenianos Portuenses, “num ano em que os discursos estão ausentes das celebrações oficiais, entendemos que a evocação da República deve manter o seu simbolismo e, por isso, preparamos um programa que dá à cidade do Porto uma recriação histórica e momentos de reflexão e de cultura que estão no ADN desta instituição, de uma forma tão marcada, desde a sua fundação em 1905 com os valores republicanos”, refere.