sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Rita Lello é Madrinha do festival de teatro ORIENTE-SE


A actriz Rita Lello é a convidada do Teatro Contra-Senso para Madrinha da terceira edição do ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador. Este festival acontece nos dias 19 e 26 de Outubro e 9 e 16 de Novembro, em Lisboa, e recebe quatro grupos de teatro oriundos de vários pontos do País.

Filha dos actores Maria do Céu Guerra e Luís Lello, não pensava seguir as pisadas dos pais. Rita Lello formou-se em Tradução e só aos 22 anos decidiu enveredar pelo teatro.

Estreou-se na Cornucópia com “O Conto de Inverno”, de Shakespeare, e passou por várias companhias: Teatro Experimental de Cascais, Companhia Teatral do Chiado, Primeiros Sintomas, Teatro do Bolhão, Teatro Extremo e A Barraca.

No teatro é, não só actriz, como encenadora, tradutora e professora. É presença regular na televisão, à frente e atrás das câmaras, como actriz e directora de actores.

Rita Lello tem ainda contribuído para a formação de jovens actores, que, com ela, dão os primeiros passos rumo ao ofício de actor.

Esta dedicação tão versátil à nobre arte de representar é, para o Teatro Contra-Senso, um exemplo e, como tal, Rita Lello é a eleita para Madrinha da terceira edição do ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador. Rita Lello estará presente na abertura do ORIENTE-SE, no dia 19 de Outubro, pelas 21h30.


ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador

A terceira edição do ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador tem início no dia 19 de Outubro e, ao longo de quatro sábados (com um de intervalo), recebe quatro grupos oriundos de várias zonas do País. O anfitrião deste Festival é o Teatro Contra-Senso, grupo de teatro amador, sediado em Marvila, com 22 anos de vida.

O Festival ORIENTE-SE, que acontece no Auditório Fernando Pessa, prolonga-se até ao dia 16 de Novembro e recebe os grupos Gambuzinos com 1 Pé de Fora (Benedita), Teatro Independente de Loures, Theatron – Associação Cultural (Montemor-o-Novo) e Ajidanha — Associação de Juventude de Idanha-a-Nova.

ORIENTE-SE é o primeiro festival de teatro da zona oriental de Lisboa e é um evento cultural único nesta zona da cidade. O ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador tem como objectivos promover e apoiar os Grupos de Teatro Amador, fomentar o intercâmbio entre grupos, mostrar diferentes abordagens ao teatro, proporcionar à população momentos de lazer, cultura e entretenimento, divulgar novos talentos e incentivar as manifestações culturais no País e na freguesia de Marvila.

A primeira edição do ORIENTE-SE aconteceu em 2017 e teve o actor Pedro Górgia como Padrinho. Na segunda edição, em 2018, o Festival foi apadrinhado pelo actor Marcantonio del Carlo.

PROGRAMA - ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador

19 de Outubro, 21h30
Antes a morte que tal sorte
Gambuzinos com 1 Pé de Fora
(Benedita)

26 de Outubro, 21h30
Retalhos de Um Homem
Teatro Independente de Loures
(Vila do Conde)

9 de Novembro, 21h30
Hotel da Bela Vista
Theatron – Associação Cultural
(Montemor-o-Novo)

16 de Novembro, 21h30
A Refeição
Ajidanha
(Idanha-a-Nova)