Os claustros da Pousada de Viseu foram palco da XVIIª cerimónia da Confraria da Cerveja, um evento que entronizou perto 60 novos Confrades.
Entre as personalidades entronizadas nesta cerimónia, destacam-se o presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, a Embaixadora da Holanda, Nienke Trooster, o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, o ator Pedro Lima, a jornalista Rosália Amorim, o surfista Nic Von Rupp, o humorista Diogo Batáguas, o modelo Ricardo Guedes, bem como ilustres figuras do tecido empresarial do país, que se tornaram, nessa data, Confrades de Honra da Confraria da Cerveja.
Os novos confrades, escolhidos entre colaboradores das cervejeiras, personalidades, líderes de opinião e parceiros do sector cervejeiro português, tornaram-se, assim, embaixadores da cerveja em Portugal, assumindo o compromisso de contribuir para a sua divulgação, prestígio e dignificação, em linha com a missão da Confraria de promover, divulgar e comemorar os benefícios da cerveja nas suas múltiplas vertentes.
Após a cerimónia de entronização, os novos e actuais Confrades, percorreram as ruas de Viseu, brindando a cidade com cerveja, acompanhados pela tuna de Viseu Real Tunel Académico. A Igreja da Misericórdia de Viseu foi o monumento escolhido para a fotografia de grupo, cuja tradição é ser junto a um edifício de referência ou icónico da cidade que acolhe a cerimónia de entronização. Por fim, a animação do jantar ficou a cargo do músico e actor Tiago Garrinhas e da banda 27 Saints.
Inspirada na tradição das irmandades, no reconhecimento da importância da Cerveja enquanto símbolo de convivialidade, partilha e celebração e na defesa da arte cervejeira enquanto actividade de relevo para a economia portuguesa, a Confraria da Cerveja nasceu do sonho de sete personalidades portuguesas do sector cervejeiro.
Sobre a Confraria da Cerveja
A Confraria da Cerveja, www.confrariadacerveja.pt , criada em Abril de 2003, entidade sem fins lucrativos, e que conta já com mais de 600 Confrades, promove a paixão pela Cerveja em Portugal, entronizando anualmente Colaboradores das Cervejeiras (Confrades Mestres), Personalidades/Líderes de Opinião (Confrades de Honra) e Parceiros do Sector Cervejeiro Português (Confrades Protectores). O intuito da entronização é tornar os novos Confrades Embaixadores da Cerveja em Portugal, contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação.