sexta-feira, 15 de maio de 2020

Odisseias estreia "Mega-incêndios"



Da Europa, de onde analisaremos a situação de Portugal, aos EUA, Canadá, Brasil, Chile, Indonésia, seguimos o trabalho de cientistas, peritos e bombeiros que investigam as razões por que os bosques do mundo ardem como nunca antes, de forma descontrolada.

Ardem, por ano, 350 milhões de hectares (território equivalente a 6 vezes a França). Alguns incêndios tornam-se mega-incêndios que ninguém consegue deter.

Os incêndios descontrolados representam perdas de milhares de milhões de euros em infraestruturas, propriedades e negócios.
Temos de mudar radicalmente a nossa maneira de combater os incêndios. É uma batalha contra relógio: conseguiremos parar os mega-incêndios antes de que eles devorem as nossas florestas e cidades?

Mega-incêndios: Ameaça Global
Nos últimos anos, uma série de mega-incêndios florestais de uma dimensão sem precedentes tem andado a destruir cidades e regiões inteiras, pelo mundo todo. Transformam-se em cinzas, todos os anos, 350 milhões de hectares de bosques, o equivalente a seis vezes a superfície de França. Nos Estados Unidos, a época dos incêndios dura agora até dois meses mais do que há uma geração e a área ardida multiplicou-se por três. Parece evidente que temos de mudar radicalmente a nossa atitude em relação ao fogo e à forma de combater os incêndios florestais. Estamos perante uma batalha contra o relógio que nos coloca uma pergunta inquietante: podemos realmente fazer alguma coisa para deter estes mega-incêndios?

1. Porque Ardem as Nossas Florestas? 
Quinta-feira 11 de Junho, 22h30
Um grupo internacional de cientistas, bombeiros e peritos estão a investigar as razões por que as florestas de todo o mundo ardem de forma mais descontrolada que nunca. As simulações efectuadas em laboratório, o estudo exaustivo da história das nossas florestas e um melhor conhecimento do impacto que têm as chamas poderiam ajudar-nos a ganhar a batalha contra o fogo. Por que fogem ao controlo humano os mega-incêndios que se deram os últimos anos? O que os torna tão insaciáveis? E, por último, mas não por isso menos importante, qual é a nossa quota-parte de responsabilidade nesta crise global? 

2. Como Sobreviver num Planeta em Chamas? 
Quinta-feira 18 de Junho, 22h30 
As técnicas científicas e de prevenção de incêndios, tanto as antigas como as mais recentes, podiam ajudar-nos a enfrentar a crise global dos mega-incêndios. A redescoberta dos métodos tradicionais, como o uso de cabras para manter o monte limpo e as queimadas controladas praticadas pelos nossos antepassados, associados à aplicação de novos materiais e técnicas, poderia blindar as nossas comunidades contra a ameaça do fogo. Mas, que medidas podemos pôr em prática, a título pessoal, para proteger os nossos lares e famílias? Podemos conviver de forma segura com o fogo, num futuro próximo?

3. Austrália  em Chamas: Emergência Climática 
Quinta-feira 25 de Junho, 22h30
A Austrália tem vivido um autêntico inferno, desde o outono de 2019. Os incêndios florestais arrasaram mais de dez milhões de hectares. Morreram umas trinta pessoas, milhares de pessoas perderam os seus lares e as estimativas dos biólogos falam em mais de mil milhões de animais mortos. Imagens assustadoras obtidas por drones, relatos em primeira pessoa dos bombeiros que enfrentaram um inimigo completamente imprevisível e fora de controlo, assim como os comoventes testemunhos dos que fugiram das suas casas em chamas e dos que regressaram para confirmar que tinham perdido tudo permitem-nos compreender a magnitude da tragédia. Estes incêndios descomunais, ajudados pela seca e pelas altas temperaturas, são fenómenos naturais extremos que, segundo os cientistas, se darão cada vez com maior frequência e intensidade pelo mundo todo. Uma catástrofe, descrita por alguns como apocalíptica,que nos leva a pensar a que ponto o aquecimento global ameaça a vida no nosso planeta?