sexta-feira, 13 de outubro de 2023

«1984», ilustrado por André Carrilho, distinguido pelo Prémio Livro do Ano 2022



«1984», obra-prima de George Orwell, recebeu uma distinção dupla no Livro do Ano Bertrand 2022. Tanto os livreiros como os leitores, os votantes nesta iniciativa anual da Bertrand Livreiros, escolheram esta edição ímpar como vencedora na categoria de Grandes Reedições de Grandes Obras da Literatura.

Agora com o traço genial das ilustrações de André Carrilho, «1984» é talvez o mais imortal dos romances do século XX. Esta nova edição, publicada em novembro do ano passado, conta com o design de capa do ilustrador, cartunista, animador e caricaturista André Carrilho, galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais. Para além disso, toda a obra se faz acompanhar de cerca de quatro dezenas de ilustrações a duas cores, que se fundem com o próprio texto e que foram criadas propositadamente para esta edição.

Esta reedição é o resultado de um projeto ao qual André Carrilho se dedicou durante mais de um ano e que reflete o fascinante universo e dimensão desta obra, assim como do seu autor, ao qual presta homenagem com este trabalho, já reconhecido nas palavras de Jean Seaton, diretora da Fundação Orwell: «Estas ilustrações inéditas transportam-nos para o cerne de 1984. É ao mesmo tempo um mundo estranho e de fantasia, contudo familiar: todos vivemos em versões deste mundo. E estas imagens amplificam as palavras de Orwell de forma tão apropriada. Uma grande adição à obra do autor.»

Esta nova edição de «1984» conta também com prefácio de Francisco Louçã, conhecido economista, político e comentador português, que apresenta uma análise da obra à luz dos nossos dias.

A 15 de outubro, às 14h30, André Carrilho e Francisco Louçã visitam o FOLIO para uma conversa apaixonante sobre esta edição ilustrada, contando com a moderação de Ana Daniela Soares. Ao longo do festival literário, estará patente uma exposição com as ilustrações de «1984» criadas por André Carrilho.