sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Com o regresso do outono, falemos do ambiente aos mais novos



«Depois de terem tapado todos os buracos, o mundo continuava uma confusão. Apesar de as flores terem florido no final da primavera, o verão chegou tão, mas tão quente, que as crianças às vezes nem queriam ir à praia. E em muitos dos dias nem sequer podiam! Por isso, frequentemente, tinham de ficar em casa, o que nem sempre corria bem. Um dia, o pai enganara-se e tinha posto roupa a cozer na sopa e a mãe tinha adormecido no duche a meio da tarde. E o verão continuava, apesar de já estarem em outubro.»

Depois de Salvámos a Primeira, Joana Louçã e João Camargo falam novamente às crianças sobre as alterações climáticas e o seu impacto no dia a dia. Em Salvámos o Outono, Noa e Rosa têm de ativar o Grande-Plano-Para-Salvar-A-Primavera-E-O-Outono para conseguirem salvar o planeta dos incêndios, do fumo dos carros e do abate de árvores.

Com um tema muito atual, Salvámos ao Outono fala com as crianças na sua própria linguagem e incentiva-as a ficar mais atentas às alterações climáticas, apresentando caminhos para se baixar as emissões, como nos transportes, na energia e na agricultura.

Já nas livrarias.

Sobre os Autores

Joana Campos Louçã (Lisboa, 1983) é licenciada em Biologia (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Sociologia da Infância (Universidade do Minho). Trabalha num observatório europeu que denuncia e combate a influência das grandes indústrias nos processos de decisão política. 

João Camargo (Lisboa, 1983) é mestre em Engenharia do Ambiente e Produção Animal (Instituto Superior de Agronomia e Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa) e doutorado em Alterações Climáticas e Políticas do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Lisboa. É ativista do movimento Climáximo, investigador do ISCTE-IUL, autor dos livros Que Se Lixe a Troika (2013) e Manual de Combate às Alterações Climáticas (2018) e coautor de Portugal em Chamas – Como resgatar as florestas (2018).