quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Contraponto publica livro sobre as varias manifestacoes da ansiedade



Para Sara Crispim, psicóloga clínica especializada em ansiedade e com pacientes em mais de 20 países, a ansiedade «é a verdadeira pandemia do século XXI».

A verdade é que os números são impressionantes: de acordo com os dados recolhidos em 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), das quase mil milhões de pessoas que sofrem de problemas relacionados com a saúde mental, 31% têm sintomas associados à ansiedade. Em Portugal, um estudo realizado em 2020 concluiu que 27% da população apresentava sintomas de ansiedade moderada e grave.

Apesar da dimensão do problema, ainda existe um grande desconhecimento em relação aos vários sintomas ansiogénicos.  

Em A Ansiedade não Manda em Mim!, que vai ser publicado a 12 de outubro pela Contraponto, Sara Crispim «desmascara» as várias manifestações da ansiedade, partilhando ferramentas e estratégias para cada um assumir o controlo das suas emoções e decisões.

Além dos ataques de pânico e dos sintomas físicos, a autora explica como a procrastinação, a fome emocional, a necessidade de controlo, o sentimento de culpa e a autossabotagem também são sintomas ansiogénicos. Sugerindo pequenas mudanças que têm grandes resultados, Sara Crispim reforça a importância de «ir à raiz» e compreender o que gera a ansiedade, promovendo vários exercícios práticos para aliviar e controlar os sintomas. 

O lançamento de A Ansiedade não Manda em Mim! será a 12 de outubro, próxima quinta-feira, na Sala Âmbito Cultural do El Corte inglés, em Lisboa. A sessão será apresentada por Jani Gabriel e Carmo Sousa Lara.

Sobre a Autora

Sara Crispim é psicóloga clínica e da saúde com prática especializada em ansiedade. Tem várias formações nesta área, tendo como base a terapia cognitivo-comportamental em adultos e as terapias de terceira geração. Em 2019, decidiu abrir uma clínica online, e juntamente com a sua equipa – que conta já com 18 psicólogos – tem conseguido ajudar pessoas com ansiedade em mais de 20 países. 

A página de Instagram é a principal plataforma de comunicação de Sara Crispim, onde promove a saúde mental, quebrando tabus e esclarecendo dúvidas de milhares de seguidores. Devido ao sucesso na área digital, «Imagino muitas vezes a ansiedade como uma tempestade em que os pensamentos automáticos negativos são o relâmpago e os sintomas físicos, o trovão. No entanto, estes dois gigantes não são as únicas manifestações de ansiedade. A nossa ansiedade anda muitas vezes mascarada e está presente em muitos comportamentos que adotamos no nosso dia a dia.» é também mentora de psicólogos que querem desenvolver o trabalho online, tendo criado a primeira mentoria para psicólogos em Portugal, a PSICEO, em 2022. É igualmente a criadora do podcast A Voz da Ansiedade. 

A premissa do seu trabalho baseia-se numa célebre frase de Carl Jung: «Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.»