quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

"Sirât": o filme sensação dos Óscares estreia em exclusivo na Filmin



A Filmin estreia em exclusivo, hoje, 19 de fevereiro, Sirât, de Oliver Laxe nomeado para Melhor Filme Internacional nos Óscares 2026. Sirât mistura géneros e pulsões, um filme vivido como uma rave: físico, hipnótico e imersivo.

Realizado pelo cineasta franco-espanhol Óliver Laxe, Sirât tem sido uma das obras cinematográficas mais comentadas da temporada, após conquistar o Prémio do Júri no Festival de Cannes 2025 e várias nomeações importantes, incluindo duas nomeações aos Óscares 2026: Melhor Filme Internacional e Melhor Som.

Realizado por Óliver Laxe, confirma o cineasta como uma das vozes mais singulares do cinema europeu contemporâneo. Depois de obras como Mimosas (2016) e O que arde (2019), Laxe volta a explorar territórios físicos e espirituais extremos, desta vez num registo mais visceral e sensorial.

A narrativa acompanha um pai e o seu filho que chegam a uma rave nas montanhas do sul de Marrocos. Procuram Mar — filha e irmã — desaparecida há meses numa dessas festas intermináveis e sem descanso. Rodeados por música eletrónica e por uma sensação de liberdade crua e desconhecida, mostram a sua fotografia vezes sem conta. A esperança começa a esvanecer-se, mas insistem e seguem um grupo de ravers a caminho de uma última festa no deserto. À medida que se aventuram cada vez mais adentro do deserto escaldante, a viagem obriga-os a confrontar os seus próprios limites.

Sirât tem sido descrito como uma obra que desafia convenções narrativas. O realizador privilegia o tempo, a contemplação e a intensidade emocional em detrimento de explicações fáceis. A nossa proposta com Sirât foi saltar para o abismo sem medir, sem calcular — é um gesto de coragem. Não sei se as pessoas vão gostar ou não, mas estou muito orgulhoso do que fizemos, refere o realizador Óliver Laxe.

Um dos elementos mais distintivos é a utilização intensa de música eletrónica e sound design imersivo. O contraste entre o silêncio árido do deserto e os graves pulsantes das raves cria uma experiência quase física para o espectador. O som não é mero acompanhamento, é motor narrativo e emocional.

Um filme que divide opiniões, mas que dificilmente deixa indiferente.

Sirât fica disponível em exclusivo, dia 19 de Fevereiro.