De 12 a 14 de Setembro, realiza-se em Setúbal o Congresso Internacional Bocage e as Luzes do século XVIII, que encerra o Programa Municipal de “Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage”.
Bocage foi um dos maiores poetas da literatura portuguesa e um dos principais difusores dos ideais do Iluminismo em Portugal. O Congresso apresenta-se como um evento de reflexão e estudo sobre a obra do poeta, o período histórico de mudança em que esta se inseriu, bem como a recepção da obra na sociedade portuguesa. O Congresso é organizado em cinco áreas temáticas:
I. Bocage e o seu tempo, as artes e a sociedade
II. A poesia de Bocage e estilos poéticos
III. Bocage tradutor/traduzido
IV. Bocage e o mundo da língua portuguesa
V. O legado de Bocage
Para as conferências foram convidados diversos especialistas nacionais e estrangeiros reconhecidos pelas suas investigações de Bocage, a sua obra e sobre o Século das Luzes. O Congresso contará com nomes como o Prof. Dr. Viriato Soromelho Marques, que apresentará o tema A Filosofia do Iluminismo, o Prof. Dr. Mário Vieira de Carvalho será o orador do tema Trevas e Luzes no Portugal setecentista – Estudo de caso: a ópera, Lauro António abordará Bocage no Cinema, o Prof. Doutor Daniel Pires exporá o tema A Transgressão em Bocage, entre outros oradores.