Com a "Geração EQ", a Mercedes Benz demonstra como os veículos elétricos poderão ser num futuro próximo: o concept com a aparência de um SUV coupé desportivo, permite antever uma nova geração de veículos elétricos com recurso a bateria. O design dinâmico do exterior do veículo com o seu novo visual "eletro" realça o potente sistema de propulsão elétrica: dois motores elétricos com uma potência total que pode ser aumentada até 300 kW graças à bateria expansível e um sistema de tração integral permanente, garantem um elevado nível de prestações dinâmicas. Com uma autonomia de até 500 km, e com os reconhecidos pontos fortes da Mercedes nas áreas da segurança, conforto, operacionalidade e conectividade, a "Geração EQ" cumpre todos os requisitos da mobilidade moderna e sustentável. No interior, o veículo oferece soluções inovadoras que incluem um conceito de interior totalmente novo. A celebrar a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Paris, a "Geração EQ" é o precursor da nova marca de veículos elétricos da Mercedes-Benz - a EQ. O nome EQ significa "Electric Intelligence" e a sua origem deriva dos valores "Emoção e Inteligência" da marca Mercedes-Benz.
"Na Mercedes-Benz, a mobilidade do futuro assenta em quatro pilares: Conectividade, Autónomo, Partilhado e Elétrico. A 'Geração EQ' é a fusão lógica dos quatro pilares," afirma Dieter Zetsche, CEO da Daimler AG. "Os automóveis sem emissões de gases representam o futuro. A nossa nova marca EQ transcende o âmbito dos veículos elétricos. EQ significa um abrangente eco sistema elétrico de serviços, tecnologias e inovações."
Arquitetura do veículo elétrico aplicada a todos os modelos
A nova geração de veículos elétricos será baseada numa arquitetura especificamente desenvolvida para modelos elétricos com recurso a bateria, que é expansível em todos os aspetos e aplicável a todos os modelos: a distância entre-eixos, a largura das vias, assim como todos os componentes dos restantes sistemas e em especial as baterias, são variáveis graças ao sistema modular constituído por blocos. Desta forma, o conceito do veículo é otimizado para cumprir todos os requisitos de uma família de modelos elétricos que se pretende expandir no futuro. A arquitetura básica é adequada para modelos do tipo SUV, saloon, coupé, cabriolet e outros modelos.
Tal como os últimos modelos produzidos da Mercedes Benz, a arquitetura do veículo tem como base uma combinação inteligente de materiais tais como o aço, o alumínio e a fibra de carbono. Desta combinação de materiais resulta uma carroçaria de baixo peso, de elevada resistência e de baixo custo.
Design exterior com o novo visual "eletro"
A "Geração EQ é sensual e sóbria," afirma Gorden Wagener, Diretor de Design na Daimler AG. "O seu fascínio está numa reinterpretação da nossa filosofia de design de pureza sensual que tem como objetivo criar um visual vanguardista, moderno e "eletro" inconfundível. Ao mesmo tempo, o design deste concept visionário que foi reduzido ao essencial, revela uma progressividade sedutora."
A forma monolítica básica da "Geração EQ" combina os genes de um SUV com o carácter dinâmico de um coupé, acrescentando ainda uns traços de shooting brake na traseira. A superfície vidrada alongada e de baixa altura dá origem a formas musculadas. O novo visual "eletro" é o resultado de uma fluida transição desde o brilhante capot preto até ao teto panorâmico escurecido – um contraste excitante com a pintura prateada alubeam.
As juntas dos painéis da carroçaria praticamente impercetíveis, as escovas ocultadas do limpa para-brisas, as câmaras em substituição dos espelhos exteriores e a ausência dos manípulos convencionais das portas, além de reduzirem a resistência aerodinâmica, também salientam a silhueta alongada e dinâmica e transmitem a sensação de estarmos perante um SUV constituído por uma única peça. Com uma superfície vidrada propositadamente de baixa altura, ombros largos e jantes de liga leve de 21", o veículo transmite um elevado dinamismo até mesmo quando está parado.
Cockpit orientado para o condutor com novo visual "eletro"
O cockpit orientado para o condutor consiste em botões táteis com um novo visual "eletro" que reflete de forma consistente o visual exterior do veículo. O design assimétrico do painel de instrumentos com o seu ecrã de grandes dimensões e aparência flutuante, foi concebido à medida das necessidades do condutor. A experiência de utilização inovadora e digital diferencia a "Geração EQ" da lógica de controlo conhecida dos veículos atuais, ao mesmo tempo que espreita o futuro da interação do utilizador com a Mercedes Benz.
Interior com novos botões táteis e sem botões mecânicos
O interior da "Geração EQ" é caracterizado pelo modern luxury e por um interface do utilizador totalmente novo, que combina o apelo emocional com a inteligência e a facilidade de utilização, dispensando ao mesmo os botões e manípulos mecânicos tradicionais, excetuando a típica regulação elétrica dos bancos da Mercedes. Dois dos três raios estreitos no volante estão equipados com botões táteis, que estão também integrados nos ecrãs OLED (OLED = díodo orgânico emissor de luz). Estes indicam os ícones e os símbolos nos respetivos menus. O condutor poderá navegar através de vários menus e confirmar a seleção com um clique.
O ecrã de alta resolução TFT de 24 polegadas (53 x 11 cm) apresenta toda a informação relevante como por exemplo, a velocidade do veículo, a autonomia, os dados da condução ou a navegação e os pormenores do mapa. A inovação é aparente, sendo possível diferenciar entre um ecrã extremamente reduzido e um ecrã complexo, incluindo os níveis intermédios. O condutor poderá configurar a quantidade de informação que surge no ecrã, podendo optar por uma baixa densidade de informação e portanto uma maior facilidade de leitura, ou poderá acrescentar informação adicional.
Design do interface do utilizador com conteúdos personalizados
A densidade de informação pode ser aumentada passo-a-passo a partir de um ecrã digital, sendo possível criar um instrumento de tubo simples ou de dois tubos que contenha informação mais detalhada sobre a velocidade e a autonomia do veículo. Estes ecrãs modulares permitem personalizar o conteúdo. Entre outros fatores, é assegurado um design atrativo do interface do utilizador através de um grande conjunto de cores em azul elétrico, branco e rosa dourado – por forma a permitir um reconhecimento rápido e intuitivo, as cores dos ecrãs do painel de instrumentos adaptam-se em função do modo de condução ou do processo de carregamento.
A consola central com borda em rosa dourado, aparenta flutuar no espaço: sem quaisquer botões de controlo mecânicos, está equipada com botões táteis. Tal como nos botões táteis no volante, o condutor poderá utilizar um dedo para operar o controlo da climatização automática e o sistema multimédia. Como a "Geração EQ" não está equipada com espelhos exteriores convencionais, são utilizadas câmaras para projetar uma imagem das condições do trânsito atrás do veículo nos ecrãs integrados nas portas. Ambos os atuadores de abertura das portas e dos elevadores dos vidros elétricos são controlados por botões táteis.
Interior vanguardista e funcional
A "Geração EQ" está equipada com quatro bancos individuais. O volume reduzido, a sensação de flutuar no espaço e a configuração vanguardista do revestimento dos bancos conferem uma leveza visual. O veículo também oferece uma experiência de som à medida do conceito vanguardista do veículo, através dos altifalantes integrados nos apoios de cabeça. As almofadas laterais são revestidas em pele branca, enquanto as perfurações em forma de chuva de pixels revelam uma vista das partículas em rosa dourado. Os pespontos em forma de placa de circuito impresso nas secções centrais em castanho escuro produzem um contraste excitante. Os ecrãs TFT do sistema de entretenimento do banco traseiro estão integrados nos encostos dos bancos dianteiros.
EQ: a nova marca de veículos elétricos do inventor do automóvel
A EQ oferece um eco sistema abrangente de mobilidade elétrica com produtos, serviços, tecnologias e inovações. A gama de produtos varia desde veículos elétricos, caixas de carregamento domésticas e serviços de carregamento, às unidades residenciais de armazenamento de energia. A Mercedes Benz irá comercializar os futuros veículos elétricos com recurso a bateria com a marca EQ. O nome EQ significa "Electric Intelligence" e a sua origem deriva dos valores "Emoção e Inteligência" da marca Mercedes-Benz. A nova marca abrange todos os aspetos importantes da mobilidade elétrica orientada para o cliente e também outras áreas além do próprio veículo. Os futuros modelos irão incorporar o essencial da mobilidade elétrica moderna: a fusão do apelo emocional com o design inteligente, o excecional prazer de condução, a utilidade no dia-a-dia e a máxima segurança, um marco histórico para todos os veículos proporcionado pelo inventor do automóvel.
A "Geração EQ", um concept bastante aproximado do futuro veículo de produção, marca o lançamento de uma arquitetura para todos os modelos elétricos com recurso a bateria. Dieter Zetsche: "Em 2007, o e-smart foi o pioneiro do automóvel elétrico. Agora estamos a mudar de rumo. Estamos prontos para o lançamento de uma ofensiva de produtos elétricos que irá cobrir todos os segmentos de veículos, desde os modelos compactos ao segmento de luxo."
No interior e exterior: nova assinatura luminosa para os veículos elétricos
Com uma nova assinatura luminosa do exterior e do interior, o inventor do automóvel apresenta a tendência de design dos futuros veículos elétricos com a estrela: a grelha dianteira "Black Panel" é a marca distintiva da "Geração EQ": a estrela Mercedes iluminada na cor branco e todos os elementos de luz estão integrados neste elemento em painel de vidro integral. A borda iluminada na cor azul transmite uma interpretação totalmente nova da típica grelha do radiador da Mercedes. Elementos de fibra ótica LED na cor azul elétrico produzem um esquema luminoso com tonalidades excitantes.
A faixa de luz periférica do "Black Panel" é igualmente típica da "Geração EQ". A grelha dianteira inclui os potentes faróis LED de cor branco. Observando a lateral do veículo, a E-line e a linha de cintura formam uma moldura em torno da base da câmara do espelho. Nuances de rosa dourado no friso E-line cromado e nos raios das jantes de 21 polegadas, conferem uma transição particularmente atraente do interior para o exterior.
Os farolins traseiros correspondem ao design da carroçaria com o contorno do "Black Panel" e circundados por elementos de fibra ótica LED em azul elétrico, cuja cor muda para a cor vermelho quando o veículo está em movimento e desempenham a função de luz de presença traseira. A estrela central Mercedes na traseira é também iluminada na cor branco. De forma idêntica à dianteira, a assinatura luminosa no exterior muda para a cor laranja assim que as luzes de mudança de direção são ligadas.
Ambiente luminoso: da iluminação de boas-vindas ao azul elétrico
À medida que o condutor se aproxima, o veículo ativa automaticamente a iluminação de boas-vindas com uma determinada cor no interior. A iluminação de boas-vindas é complementada pela luz digital nos painéis interiores perfurados das portas. Assim que o condutor se senta no banco, o ambiente luminoso é alterado para a cor azul elétrico, com as luzes nas portas e nos bancos a reduzirem lentamente a intensidade. O ecrã do painel de instrumentos liga gradualmente para apresentar o nível de energia. O mapa de navegação indica todos os destinos que podem ser alcançados em função da carga atual da bateria.
Iluminação ambiente adaptativa para uma atmosfera agradável
A iluminação ambiente adaptativa a bordo da "Geração EQ" produz uma atmosfera particularmente agradável. Existem elementos de iluminação na faixa de luz abaixo do para-brisas, nas saídas de ventilação laterais e centrais, nos bancos, nos puxadores das portas, nos painéis interiores das portas, na consola central e em torno da estrela Mercedes no volante.
Potentes motores elétricos: 300 kW de potência total e uma autonomia de até 500 quilómetros
Com dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro e uma bateria no piso do veículo, a "Geração EQ" incorpora um potente concept. As elevadas prestações e o elevado nível de segurança são proporcionados pela tração integral, pela distribuição variável do binário aos eixos e pela instalação da bateria ao nível mais baixo possível no piso do veículo e entre os eixos. Com uma potência total de até 300 kW na versão mais potente e com um binário máximo de até 700 Newton metro, a "Geração EQ" acelera até aos 100 km/h em menos de cinco segundos. Em combinação com a estratégia inteligente de gestão de energia da Mercedes-Benz, a "Geração EQ" tem uma autonomia de até 500 quilómetros.
Na transição para a produção em série, a Mercedes Benz beneficia não só do seu desenvolvimento interno e das suas competências de produção, mas também da estratégia modular abrangente a todos os modelos do Grupo para a criação de sistemas alternativos de propulsão e para o acesso direto a componentes importantes para a mobilidade elétrica. A bateria de iões de lítio de elevada eficiência é fornecida pela subsidiária da Daimler, a Deutsche ACCUMOTIVE. Graças à sua estrutura modular, os sistemas inovadores de baterias possuem uma capacidade total superior 70 kWh.
Carregamento confortável em casa e em viagem
A "Geração EQ" traz consigo as tecnologias de carregamento de última geração. O veículo está pronto a ser carregado em casa por indução ou através de uma caixa de carregamento doméstica e também para o carregamento rápido. As futuras unidades de armazenamento de energia da Mercedes Benz poderão combinar de forma ideal o sistema de carregamento sem fios através de indução e uma caixa de carregamento doméstica. As residências equipadas com sistemas fotovoltaicos e que armazenam o excedente de energia solar numa unidade de armazenamento de energia da Mercedes Benz, podem beneficiar de uma fonte de energia "verde" independente do mercado de energia.
Com a introdução do carregamento rápido através do Sistema Combinado de Carregamento (CCS), os tempos de carregamento serão significativamente reduzidos. Esta norma de carregamento Europeia permite um carregamento rápido com uma capacidade substancialmente superior do que a atual. Atualmente, estão disponíveis potências de carregamento de 50 até cerca de 150 kW.
No médio-longo prazo, está prevista uma potência de carregamento de até 300 kW. Este nível de potência seria suficiente para realizar 100 quilómetros com um tempo de carregamento de cinco minutos.
Sistemas de assistência à condução para a máxima segurança
Como seria de esperar, a "Geração EQ" também está equipada com os mais recentes sistemas de assistência à condução da Mercedes-Benz. Utilizando os rigorosos mapas do nosso parceiro HERE, os sistemas conhecem determinados dados tais como os raios das curvas, assim como a posição e a dimensão de uma determinada rotunda. O veículo poderá então ajustar automaticamente a velocidade e a dinâmica de condução para fornecer ao condutor um maior conforto e tranquilidade. Desta forma, a EQ dá um passo em frente rumo à condução autónoma, sempre com a premissa da segurança e em conformidade com o código de estrada. Foi dado especial destaque à interligação otimizada entre as características individuais, a conhecida "fusão de sensores", ou seja, a combinação inteligente dos dados de diferentes sensores. Na opinião dos especialistas na Mercedes Benz, este é um dos requisitos importantes rumo à condução autónoma.
Comunicação alargada pela tecnologia Car-to-X
Mas os engenheiros foram ainda mais longe: por exemplo, a "Geração EQ" está equipada com a tecnologia Car-to X que permite trocar informação com a infraestrutura e com outros veículos – uma base ideal para uma série de novas funções de assistência à condução criadas com base nos sistemas existentes, que desta forma dão mais um passo em frente no sentido da prevenção de acidentes. Também é útil para o condutor ser informado sobre as possibilidades de recarregamento na sua proximidade. Assim que a "Geração EQ" detetar que o destino não poderá ser atingido com a carga atual da bateria, o condutor é aconselhado com opções adequadas no mapa de navegação.
Indicação de mapa 3D em tempo real da HERE
No entanto, o interface digital pode reproduzir muito mais: a vista de cidade pormenorizada em 3D com o seu design inovador, é outra característica digna de destaque. Tecnicamente, é baseada na plataforma de mapa da HERE. Por exemplo, isto possibilita destacar informação aquando da pesquisa de locais de interesse, restaurantes, promoções de vendas e atrações turísticas. Outros edifícios são recuados para trás de forma elegante. Outro destaque no design dos novos mapas da HERE corresponde à reduzida complexidade visual quando o veículo está em movimento. Isto significa que o condutor poderá visualizar apenas os edifícios e as informações relevantes para a navegação. Existe uma interligação excecional entre o cockpit e o mapa, com os edifícios no mapa a refletirem detalhes na iluminação dos instrumentos. Ao mesmo tempo, a indicação do mapa também permite prever novas funções, especialmente para os veículos elétricos: o condutor recebe informação sobre as estações de carregamento e sobre a disponibilidade para o carregamento indutivo ao longo do percurso. O ecrã com elevado nível de detalhe também inclui uma indicação sobre o consumo atual de energia ao longo do percurso.
Assistência inteligente à condução
O objetivo do interface do utilizador consiste em fornecer uma assistência ideal ao condutor, como no caso em que a preocupação principal está no melhor aproveitamento da energia disponível nas baterias por forma a atingir a melhor autonomia possível. O indicador inovador de consumo fornece informação ao condutor sobre o seu estilo de condução, destacando ao mesmo tempo as possibilidades para economizar energia.
O sistema poderá indicar incentivos adicionais ao condutor: o ecrã pode ser utilizado para informar o condutor que a autonomia atual não é suficiente para chegar ao destino desejado, mas que é suficiente para efetuar um desvio do percurso para visitar os amigos. Além disso, o condutor poderá acumular quilómetros extraordinários como prémio pela utilização particularmente eficiente da bateria de alta tensão – uma funcionalidade idêntica à utilizada nos modelos atuais. Aqui o truque está no facto dos quilómetros extraordinários acumulados permitirem aos ocupantes tomarem conhecimento sobre as atrações e locais interessantes que podem alcançar a partir da sua localização atual, graças ao seu estilo de condução.