Muitos são os Mundos musicais do Vodafone Mexefest que desaguam na Avenida. Branko e Mayra Andrade são as mais recentes confirmações do cartaz da edição de 2016, exemplos de que os caminhos da música de hoje e de amanhã se fazem da exploração das cores sonoras de diferentes latitudes.
Um dos timoneiros dos Buraka Som Sistema e mentor da label Enchufada, Branko é o nome de código de João Barbosa. Produtor, compositor, visionário e embaixador pelo globo fora da música de dança feita em Portugal, nas suas mais variadas linguagens, Branko editou no ano passado o álbum “Atlas”, e este ano uma nova edição do mesmo trabalho, intitulada “Atlas Expanded”. Foi nesta edição que Branko incluiu “Reserva Pra Dois”, um dueto mágico e vencedor com Mayra Andrade, que juntou também o dom da palavra de Kalaf.
É a voz de Mayra Andrade que primeiro nos seduz. Doce, rouca, tropical, condimentada pelas suas raízes, foi descrita há uns anos como refletindo “outro Cabo Verde” – descendente da herança de Cesária Évora, mas livre das imposições da tradição. Depois, a sua postura gentil, mas firme, radiante e arrojada, conquista-nos por completo. Mayra Andrade embala-nos com uma música de espírito livre, que pretende reflectir a sua vida, feita de canções cantadas em crioulo cabo-verdiano, inglês, francês e português. Ao longo do seu percurso na música já foi alvo de inúmeras distinções: já por mais do que uma vez foi distinguida pela associação dos German Record Critics, recebeu uma Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministro da Cultura de Cabo-Verde e foi distinguida pela BBC Radio 3 no universo da World Music com o prémio de Artista Revelação.
Encantos para ver nesta edição do Vodafone Mexefest.