segunda-feira, 7 de outubro de 2019

“Mês da Música” em Oeiras



Em Outubro é o “Mês da Música” em Oeiras. A propósito da celebração do Dia Mundial de Música, o Município de Oeiras preparou um programa de actividades, até 31 de Outubro, no Parque dos Poetas, que inclui a exposição INSTRMNTS, o concerto Gigantik Arpz (Harpa Gigante), a quatro mãos e oficinas musicais com os instrumentos em exposição e orientadas para a temática. Destaque ainda para a instalação da POET TREE. A entrada é livre.

Exposição INSTRMNTS - TIPAWA Exposição INSTRMNTS apresenta mais de duas dezenas de instrumentos musicais contemporâneos e instalações sonoras da série INSTRMNTS, criados e desenvolvidos por Victor Gama. Esta exposição vai ficar patente no Templo da Poesia até 31 de Outubro, das 10:00 às 18:00.

Os instrumentos musicais, com desenho original, de vários tipos e dimensões, vão estar instalados no solo, em plintos ou suspensos do tecto. Esta exposição oferece um espaço de performance e experimentação livre para os visitantes, que podem participar em actividades como concertos, oficinas, jogos e palestras. Ao percorrerem trajectos sugeridos no interior do espaço de exposição, tocando nos instrumentos expostos, os visitantes experimentam um processo criativo onde o som, a música, o design e a performance estão em primeiro plano.

Para além destes momentos de livre acesso e fruição, haverá um concerto, demonstrações e oficinas dirigidos ao público em geral. Desenvolvendo um novo léxico de possibilidades acústicas, performativas e de interacção com o público, os INSTRMNTS têm sido apresentados em concerto e exposições em centros culturais, galerias de arte e espaços performativos como a Royal Opera House em Londres, o Harris Theater de Chicago, o Harbour Front Center em Toronto ou a Ormeau Baths Gallery em Belfast entre muitos outros.

A POET TREE - Árvore da Poesia é uma instalação sonora permanente, com uma estrutura em alumínio em forma de árvore cuja copa e folhas são constituídas por címbalos e cujos ramos são braçadeiras boom para pratos de bateria (címbalos de vários tamanhos). A Poet Tree é ativada pelo vento quando os címbalos tocam uns nos outros produzindo um som agradável e misterioso que revela uma instalação carregada de significado e simbolismo. A árvore da poesia terá uma página interativa no site do Parque dos Poetas que dá acesso a poetas e poetisas contemporâneos do espaço da Lusofonia, cada um associado a um dos 60 címbalos da sua copa. Para além de representar, através dos seus címbalos, os poetas de expressão portuguesa, propõem-se também na sua base, homenagear as entidades mecenas do Parque dos Poetas.