quinta-feira, 14 de novembro de 2024

D. Maria II e Alkantara Festival apresentam quatro espetáculos em Lisboa



O Teatro Nacional D. Maria II associa-se ao Alkantara Festival por mais um ano, para apresentar quatro espetáculos em espaços não convencionais da cidade de Lisboa, já a partir da próxima semana: O corpo está aqui, fora de campo, de Alia Hamdan, em cena no Espaço Alkantara a 19 e 20 de novembro; Querida Laila, de Basel Zaraa, apresentado na Biblioteca Palácio Galveias, de 22 a 30 de novembro; Cartas do Fogo, um projeto de Ellen Pirá Wassu e Ritó Natálio, que se apresenta na Casa da América Latina a 29 e 30 de novembro; e Mike, uma criação de Dana Michel em cena no Winter Garden, em Marvila, a 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro.

O corpo está aqui, fora de campo é uma performance da artista e investigadora libanesa Alia Hamdan, que parte do acontecimento global que foi a explosão do porto de Beirute, a 4 de agosto de 2020, numa tentativa de ficar com o presente fixo do acontecimento e injetar-lhe tempo. Em palco, uma performer relaciona-se, através de imagens e sons, com o seu duplo, imóvel num ecrã. Todos os elementos da peça pretendem convergir para um estado de transe imóvel – o estado daqueles que vivem em proximidade com a iminência do desastre. Com interpretação de Silvija Dogan, o espetáculo poderá ser visto no Espaço Alkantara a 19 e 20 de novembro, às 19h.



Logo a seguir, de 22 a 30 de novembro, entre as 14h e as 18h40, a Biblioteca Palácio Galveias recebe a instalação/performance Querida Laila, pensada para ser experienciada por um espectador de cada vez. Neste espetáculo, Basel Zaraa, artista palestiniano radicado no Reino Unido, apresenta a experiência palestiniana de deslocação e resistência, através da história de uma família, explorando como a guerra e o exílio são vividos no quotidiano – no espaço doméstico e no espaço público. Uma instalação intimista e interativa, vivenciada por um espectador de cada vez, Querida Laila usa a partilha de memórias pessoais e detalhes táteis para trazer novamente à vida um lugar agora destruído.

Na semana seguinte, a 29 e 30 de novembro, às 19h e às 17h, respetivamente, apresenta-se, na Casa da América Latina, Cartas do Fogo, o resultado de uma colaboração curatorial e artística entre Ellen Pirá Wassu e Ritó Natálio para a plataforma Terra Batida, uma iniciativa dedicada às intersecções entre artes performativas e ecologia, desde 2020. Entre a poesia e a performance, Cartas do Fogo propõe uma experiência de transmutação e digestão de documentos históricos que tratam dos processos de desflorestação e das políticas institucionais de desaparecimento, conservação e memória. Esta iniciativa da Terra Batida contará com a apresentação de uma leitura performativa de Ellen Pirá Wassu e Ritó Natálio e uma performance da artista indígena travesti amazónica Uýra Sodoma, intitulada “O Interesse da Amazónia não é na Porra da Árvore”.

A encerrar a colaboração entre o Alkantara Festival e o D. Maria II, a performer Dana Michel apresenta Mike no Winter Garden, em Marvila, a 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, sexta às 18h e sábado e domingo às 16h. Nesta criação sobre a cultura de trabalho e o respeito por si próprio, Dana Michel pretende sublinhar a ideia de que, sem confiança no outro e em nós mesmos, estamos destinados a estagnar e a viver em desarmonia. Mike convida os espectadores a entrarem e a demorarem-se no seu universo, durante três horas, refletindo sobre as nossas vivências contemporâneas.