sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Mohamed El Khatib apresenta "A Vida Secreta dos Velhos"



Integrado no Festival Alkantara, a Culturgest apresenta A Vida Secreta dos Velhos, de Mohamed El Khatib, em Lisboa, nos dias 23 e 24 de novembro, às 19:00 (dia 23) e às 17:00 (dia 24), no Auditório Emílio Rui Vilar. 

O realizador entrevistou pessoas seniores tecendo uma narrativa que reflete uma vasta gama de experiências de amor e uma promessa do desejo e da fragilidade das vidas até ao último momento. 

No dia 23 de novembro, o espectáculo terá Audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa e o reconhecimento de palco para pessoas com deficiência visual (cegas e de baixa visão) pelas 18:00.

O fim da vida é o fim do amor?
Enfrentar o envelhecimento significa, por um lado, confrontar-se com o olhar social e, por outro, observar o seu próprio corpo desgastar-se, dia após dia perdendo a sua autonomia. E, no entanto, muitas vezes, o amor permanece. E mais ainda, o desejo, que pode ser acompanhado por uma sexualidade reinventada. Esta já não se conforma com o desempenho ou a pressão social, mas desenvolve o seu próprio ritmo, o seu próprio tempo, a sua própria intimidade frágil, mas igualmente intensa.

Para realizar o espetáculo, Mohamed El Khatib entrevistou pessoas, tecendo uma narrativa que reflete uma vasta gama de experiências de amor. Esta paisagem do amor na idade maior é um retrato nostálgico das nossas experiências amorosas, mas também uma promessa de que o desejo pode aninhar- se na fragilidade das vidas até ao último momento. 

Numa pista de dança de salão, oito idosos contemplam os seus amores passados e os seus desejos actuais. Na interação íntima das suas vidas, Mohamed El Khatib desenha o retrato de uma geração tranquila. Com ternura e lucidez, questiona a marginalização dessas vidas e a supressão da velhice nos lares de idosos. Figura de proa da ficção documental, Mohamed El Khatib revitalizou este género com as suas escolhas de temas esclarecidos que resultam frequentemente em espectáculos excepcionais.

Tal como fez com os 53 adeptos do Lens Racing-Club a que recorreu para Stadium (2017), El Khatib traz para o palco e dá voz a indivíduos que até agora têm sido largamente relegados para as margens. Baseado numa centena de entrevistas realizadas logo após o confinamento da Covid, A Vida Secreta dos Velhos quebra o tabu da sua sexualidade, exaltando um sentido de vida inversamente proporcional à fragilidade dos corpos.

Os bilhetes custam 14€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.

Sobre Mohamed El Khatib
Autor, encenador, realizador e artista, Mohamed El Khatib desenvolve os seus projetos no cruzamento entre as artes performativas, a literatura e o cinema. Através de narrativas íntimas e sociais, Khatib procura uma multiplicação de possibilidades de encontros entre a arte e quem da mesma está distante. Depois de Moi, Corinne Dadat, onde propôs a uma empregada de limpeza e a uma bailarina clássica que fizessem uma análise das duas competências, continuou a sua pesquisa relacionada com a classe trabalhadora com Stadium, onde trazia para cena 58 adeptos do Racing Club de Lens. Além dos seus projetos para palco, Mohamed El Khatib desenvolve continuamente pesquisa no domínio das artes plásticas em colaboração com vários artistas.