Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Poolman - Activista Sonhador
Darren Barrenman vive numa caravana de um parque de estacionamento, passa os dias a cuidar da piscina de um velho motel e luta fervorosamente para transformar Los Angeles, a sua cidade natal, num lugar melhor para se viver. Optimista por natureza e fã incondicional de Erin Brockovich, Darren dedica-se a apresentar as suas múltiplas ideias à Câmara Municipal, para grande aborrecimento de Stephen Toronkowski, o vereador.
Quando June Del Rey, uma mulher misteriosa, lhe pede ajuda para investigar um esquema de corrupção que envolve imóveis, negócios de água e o próprio Toronkowski, Darren usa os seus conhecimentos e as suas habilidades de detective (que desconhecia por completo) para averiguar a fundo a situação. A ajudá-lo terá Susan, Jack e Diane, seus vizinhos e grandes amigos.
Estreia em realização do actor Chris Pine, que também protagoniza e escreve o argumento, esta comédia policial estreou-se no Festival de Cinema de Toronto. Annette Bening, DeWanda Wise, Jennifer Jason Leigh, Danny DeVito e Stephen Tobolowsky assumem as personagens secundárias.
Red Right Hand: A Vingança
Depois de anos a trabalhar para Big Cat (Andie MacDowell), uma mulher impiedosa que controla não só o crime mas também as autoridades da cidade de Odim County (nos Apalaches), Cash (Orlando Bloom) tenta levar uma vida digna. Responsável por cuidar de Savannah (Chapel Oaks), a sobrinha que perdeu ambos os pais, ele evita qualquer confronto com os gangues locais ou a polícia da zona. Mas Big Cat não está disposta a perder um dos seus maiores trunfos e, depois de uma dívida inventada e de ameaçar destruir-lhe a família, obriga Cash a participar numa série de novos assaltos.
Um “thriller” de acção realizado pelos irmãos Eshom e Ian Nelms, também responsáveis por por “Lost on Purpose” (2013), “Small Town Crime” (2017) e “Missão: Vingança” (2020).
Vaiana Waialik, a filha mais velha do chefe da aldeia, vive numa pequena ilha da Polinésia. Com um espírito aventureiro e o sangue de uma longa linhagem de navegadores a correr-lhe nas veias, o seu maior desejo é explorar o mundo e velejar pelo oceano. A oportunidade surge quando recebe uma mensagem dos seus antepassados, que lhe pedem para concretizar um desejo antigo: unir os habitantes da sua ilha a todos os outros.
Para que isso seja possível, ela tem de encontrar uma pequena ilha que se encontra oculta por uma tempestade e, assim, quebrar um antigo feitiço que impede a união entre os povos. Na viagem até lá, ela vai ter uma tripulação de corajosos como companheiros, onde se destaca Maui, o lendário semideus de quem se tornou amiga e com quem já enfrentou mil perigos.
Produzida pelos Walt Disney Animation Studios e realizada por David Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller, esta animação musical continua a história iniciada, em 2016, por Ron Clements, John Musker e Don Hall. A dar novamente voz a Vaiana está a actriz Auli'i Cravalho, descendente de chineses, havaianos, porto-riquenhos e portugueses; já Maui tem novamente a voz de Dwayne Johnson.