sexta-feira, 22 de novembro de 2024

DoGood People alerta para os perigos do Green Hushing



No momento em que decorre a COP 29, a DoGood People destaca que cada vez mais empresas optam por não comunicar sobre as suas práticas de sustentabilidade, o que pode prejudicar a transparência e a confiança dos stakeholders

A DoGood People, solução corporativa líder de ESG que visa otimizar o envolvimento e impacto dos colaboradores na estratégia das suas empresas, alerta para um fenómeno global que está a ganhar força no mundo empresarial — o Green Hushing. Este fenómeno acontece quando as empresas optam por manter em silêncio as suas práticas sustentáveis, visto terem receio do escrutínio público e de serem acusadas de praticar Green Washing.

Enquanto o Green Washing é uma ação deliberada para influenciar os consumidores, levando-os a pensar que uma determinada empresa é sustentável através da comunicação de uma narrativa falsa ou incoerente, o Green Hushing é uma escolha intencional de não comunicar verdadeiras práticas responsáveis, com o objetivo de evitar acusações de Green Washing.

A grande maioria das empresas considera que a comunicação de objetivos sustentáveis é relevante para o sucesso comercial. Ainda assim, muitas empresas estão a considerar manter estrategicamente o silêncio sobre as suas ações e outros progressos em questões de sustentabilidade.  De acordo com o Net Zero Report 2024, um estudo da South Poul, o fenómeno é cada vez mais comum, sendo que 44% das empresas afirmam que a comunicação sobre ações de sustentabilidade é cada vez mais desafiante. Por consequência, 58% dessas empresas revela a intenção de reduzir a comunicação sobre esta temática.

Embora seja um fenómeno discreto, esta estratégia pode prejudicar a transparência e a confiança dos stakeholders, enfraquecendo o impacto positivo que a comunicação de práticas sustentáveis poderia gerar. Além disso, dificulta a criação de benchmarks e a partilha de boas práticas entre setores, essencial para a evolução sustentável global.

Para responder a este desafio, a DoGood People destaca a importância da construção de uma estratégia de sustentabilidade ao mais alto nível das empresas, integrada nos seus planos de crescimento. Não apenas iniciativas levadas a cabo por um departamento isolado. 

Quando a narrativa de sustentabilidade de uma empresa está ligada à sua estratégia de negócio, princípios e valores corporativos, ela torna-se transversal a toda a organização e aos seus stakeholders.  Tudo isto contribui para o aumento da confiança interna, mas também externa, o que reduz a vulnerabilidade a acusações de greenwashing.

“A DoGood simplifica esse processo, ao comunicar os compromissos e objetivos sustentáveis de uma organização a todos os seus colaboradores. Para que cada colaborador, independentemente da sua função, saiba o que é sustentabilidade, conheça a estratégia de sustentabilidade da sua empresa e se sinta capacitado para contribuir para a mesma. Um processo que é medido para fornecer dados quantitativos e fidedignos. ”, afirma Ana Serra, Sales Manager da DoGood People em Portugal.

Sobre a DoGood People

A DoGood People é a solução líder de mercado que apoia as empresas a capacitar e envolver os seus colaboradores, de modo a contribuir para a sua estratégia de sustentabilidade. A plataforma DoGood permite às empresas traduzir os seus objectivos ESG em pilares de conhecimento de sustentabilidade e ações de impacto concreto para cada colaborador. Desta forma, as empresas podem trabalhar de forma fácil e eficaz na transição sustentável a todos os níveis, aumentando a consciencialização e o contributo ESG dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que geram informações que lhes permitem cumprir diferentes regulamentos, melhorar as suas classificações e consolidar a sua reputação sustentável.

A DoGood People nasceu com a missão de capacitar as pessoas para que tenham um impacto positivo. A empresa foi fundada por Ignacio Barriendos em Espanha.