Hoje em dia, basta olhar à volta para perceber: telemóveis, tablets e computadores já fazem parte da nossa rotina como nunca antes fizeram. Há quem diga até que já somos autênticos ciborgues, usando os telemóveis como extensões de nós mesmos. Mas até que ponto esta hiperconexão está a afetar as nossas relações, a nossa autoestima e até a nossa segurança? É exatamente essa reflexão que a psicóloga clínica e especialista em ciberpsicologia Ivone Patrão propõe no seu novo livro, Ainda Vamos a Tempo!. A obra, com prefácio de Daniel Sampaio, chega às livrarias no próximo dia 30 de abril, com chancela da Contraponto.
O problema está à vista – e os números confirmam. O impacto do mundo virtual e das redes sociais na saúde mental tem sido amplamente discutido nos últimos anos. Estudos recentes mostram que o tempo excessivo passado online pode aumentar os níveis de ansiedade, afetar a qualidade do sono e até comprometer o desenvolvimento social dos mais novos. Muitos adolescentes vivem grande parte das suas vidas online, fechados nos quartos, a navegar por um feed infinito onde a validação vem dos likes e comentários.
Em Ainda Vamos a Tempo!, Ivone Patrão lança um alerta sobre os riscos do uso excessivo da tecnologia, mas, acima de tudo, traz uma mensagem positiva: ainda é possível reverter hábitos e construir uma relação saudável com o digital. Com uma abordagem acessível e prática, a autora apresenta estratégias para ajudar pais, filhos, professores e qualquer pessoa que sinta que o mundo digital se está a sobrepor ao real. Afinal, como a própria autora reforça, ainda vamos a tempo!
Sobre a Autora
Ivone Patrão é psicóloga clínica, com mestrado e doutoramento em Psicologia da Saúde. É docente e investigadora no Ispa – Instituto Universitário e no Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion (APPsyCI). É também psicoterapeuta, na vertente familiar e sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF), com experiência clínica na intervenção de jovens, adultos e famílias. Nos últimos 25 anos, assinou vários artigos científicos e livros técnicos com enfoque na área da ciberpsicologia, disciplina que ajudou a desenvolver no âmbito académico. É ainda formadora na área dos comportamentos online (dependência e cibersegurança), no contexto educativo, comunitário e empresarial, assumindo a coordenação do estudo Ciber Young Security: Comportamentos Ciberseguros em Jovens Portugueses, numa colaboração entre o Ispa – Instituto Universitário e o Centro Nacional de Cibersegurança Portugal (CNCS). A par destes projetos, é também coautora do podcast De Milho a Pipoca. Ainda Vamos a Tempo! É o primeiro livro que publica com a Contraponto.