Carregas uma voz interior muito crítica? A baixa autoestima e a dificuldade em impor limites não te deixam expressar de modo eficaz e transparente? Em Quero Ser Quem Sou – Porque o Resto São Opiniões, a psicoterapeuta Marzia Benvenuti reúne o conhecimento e a experiência de quase uma década de prática clínica, e defende que os «rótulos velhos e estereotipados» que atribuíste a ti mesmo devem ser substituídos por novos valores e crenças pessoais.
As questões relacionadas com a autoestima estão na base de muitas doenças mentais e de problemas nas relações interpessoais. Por isso, «ter uma opinião positiva de nós mesmos é a chave que, no imaginário comum, abre qualquer porta, caso contrário, agimos com dificuldade no mundo do trabalho, connosco próprios e nas relações», escreve Marzia Benvenuti.
Quero Ser Quem Sou, com tradução de Marta Pinho, conta ainda com exercícios no fim de cada capítulo – #treinomentaldamarzia –, que convocam para uma reflexão sobre a construção do amor-próprio e da aceitação. Neste espaço, existe ainda a oportunidade de registares o teu progresso e de te autoavaliares.
Quero Ser Quem Sou – Porque o Resto São Opiniões chega às livrarias a 10 de abril.
Sobre a Autora
Marzia Benvenuti é psicoterapeuta e o seu trabalho tem um especial enfoque no cuidado das relações nesta era de desconexão, acompanhando os seus pacientes na busca de ferramentas adequadas para redescobrirem e fortalecerem as relações mais importantes da vida (incluindo consigo mesmos). Tem-se dedicado também à divulgação científica online, com o objetivo de familiarizar o grande público com o trabalho psicoterapêutico e combatendo os preconceitos ainda existentes.