quinta-feira, 10 de abril de 2025

Estreias de cinema de 10 de Abril de 2025



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Umas Férias à Força

Após um assalto a uma joalharia, enquanto tentam escapar da polícia, um pai e um filho são confundidos com dois membros de uma instituição para pessoas com deficiência prestes a embarcar para uma colónia de férias. Sem alternativas, aproveitam a oportunidade e cada um desempenha o seu papel: o pai faz de monitor; o filho, de rapaz portador de deficiência mental. A viagem decorre sem incidentes de maior até chegarem ao destino onde, cada vez com mais esforço, tentam manter o disfarce.

Uma comédia francesa realizada por Artus, actor agora transformado em realizador, com interpretações de Théophile Leroy, Ludovic Boul, Stanislas Carmont e Marie Colin. 



O Amador

Charles Heller é um dos criptógrafos mais competentes a trabalhar para a CIA. Consciente da importância do seu trabalho, tenta realizá-lo com a máxima imparcialidade, sem questionar o conteúdo ou as intenções dos seus superiores. A sua vida desmorona-se no dia em que Sarah, a mulher, é morta num ataque terrorista. Percebendo que a agência não demonstra quaisquer intenções de capturar os culpados, e tomado por um desejo incontrolável de vingança, Heller pede para ser treinado como agente de campo. Quando o pedido é recusado por não preencher os requisitos, recorre à chantagem. É assim que, apesar de muito a contragosto, se torna aprendiz de Henderson, um agente sénior que o guia nos meandros da espionagem.

Com Rami Malek, Rachel Brosnahan, Caitríona Balfe, Jon Bernthal e Laurence Fishburne nos papéis principais, este “thriller” de espionagem é realizado por James Hawes. O argumento, escrito por Ken Nolan e Gary Spinelli, adapta o livro de Robert Littell, já transposto para o cinema por Charles Jarrott em “O Espião Implacável” (1981), que contou com os actores John Savage e Christopher Plummer como protagonistas.



Kaiju N.ª 8: Missão de Reconhecimento

Realizado por Tomomi Kamiya e Shigeyuki Miya, este filme reúne toda a primeira temporada de “Kaiju N.º 8”, o famoso “manga” do autor japonês Naoya Matsumoto, ao qual é acrescentado um episódio inédito. A história passa-se no Japão, que está sob ataque de monstros gigantes conhecidos como kaiju, e segue Kafka Hibino, um homem cujo trabalho é remover os destroços provocados por estas criaturas devastadoras. 

Um dia, após um incidente em que engole um parasita, Kafka ganha a capacidade de se transformar no Kaiju N.º 8, um monstro humanóide com grandes poderes. Obrigado a ocultar a sua nova identidade, Kafka opta por utilizar as suas habilidades recém-descobertas para combater os kaiju e proteger a Humanidade.