Com o compromisso de fomentar a literacia musical e valorizar as profissões que fazem a música chegar ao público, o projeto A Música dá Trabalho continua a sua missão em 2025, através de ações pedagógicas e concertos interativos em diversas escolas do país. Esta iniciativa, que já impactou centenas de alunos, proporciona experiências imersivas sobre as diferentes profissões ligadas ao setor da música, promovendo o contacto direto entre os jovens e os profissionais da área.
O projeto tem como ponto de partida a edição de um livro que apresenta 22 profissões essenciais no universo musical, desde a compositora ao gestor de redes sociais, passando pela engenheira de som, agente e até contabilista. Ilustrado por Tenório e com textos de Hugo Ferreira e Patrícia Martins, este livro é distribuído gratuitamente aos alunos antes das atividades, incentivando a reflexão e a compreensão, tanto em sala de aula como em família, sobre as múltiplas funções que tornam um concerto e a carreira de um músico possível.
N'A Música dá Trabalho os alunos não são apenas espectadores, mas também participantes ativos. Durante as manhãs, as turmas percorrem diferentes estações representativas das profissões ligadas à música, podendo experimentá-las e compreender a sua importância. Depois do almoço, reúnem-se num momento de celebração do que foi um dia memorável para a comunidade escolar, com um concerto de uma banda convidada ou da própria banda MDT, composta por elementos do próprio projeto, onde são apresentadas versões de temas editados pela Omnichord e um original com a participação dos alunos.
Com esta iniciativa, pretende-se não apenas incentivar a fruição musical, mas também promover uma maior valorização das profissões do setor e sensibilizar os jovens para o papel fundamental que estas desempenham. Para além disso, o livro entregue a cada aluno funciona como um meio de transmissão de conhecimento para as suas famílias, permitindo que a literacia musical se expanda para o contexto familiar.
O projeto A Música dá Trabalho é mais do que um concerto ou uma formação: é uma experiência transformadora que desperta consciências e revela oportunidades no mundo da música e do mundo da música para outros mundos.