quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Alpine Vision: um novo automóvel no mundo dos desportivos “premium”


Nas estradas do rali de Monte-Carlo e no topo do Col de Turini, onde foram escritas algumas das mais belas páginas da história do desporto automóvel, o Grupo Renault revela os planos para o renascimento da Alpine e levanta o véu sobre o novo “show car” Alpine Vision.


«O desporto automóvel e os automóveis desportivos fazem parte do ADN do Grupo Renault», anunciou Carlos Ghosn, Presidente Director-Geral do Grupo Renault. «No início de Fevereiro anunciámos o regresso à Fórmula 1 com uma equipa Renault. Hoje anunciamos a Alpine. É uma nova etapa na transição do nosso “know how” e das tecnologias do mundo da competição para os automóveis de série e temos como objetivo a conquista de novos clientes no segmento dos desportivos “premium”.»
O “show car” Alpine Vision alia um design sensual a uma excepcional agilidade e impor-se-á como o digno herdeiro da célebre Alpine Berlinette A110, um modelo admirado e adorado por todos os apaixonados por automóveis desportivos, em todo o mundo. O Alpine Vision recebe um motor de quatro cilindros turbo, desenvolvido pelos especialistas da Renault Sport. A sua leveza permite-lhe chegar dos 0 aos 100 km/h em menos de 4,5 segundos, que é o objectivo fixado para o futuro modelo de série.   


A Alpine será gerida dentro do Grupo Renault por uma pequena equipa de especialistas, que terá como missão ir ao encontro – ou mesmo para lá – das exigências dos clientes do segmento de desportivos “premium”. Michael van der Sande foi nomeado Director-Geral da Alpine e Antony Villain terá sob a sua responsabilidade o departamento de design. A Alpine irá beneficiar dos recursos do Grupo Renault e da Renault Sport.
«Nós estamos orgulhosos da responsabilidade de fazer renascer a Alpine para todos os apaixonados de automóveis desportivos em todo o mundo», afirma Michael van der Sande. «A nossa missão será a de reinterpretar os célebres Alpine do passado e assegurar o futuro da Alpine através de soberbos e ágeis automóveis desportivos de elevadas performances. O “show car” Alpine Vision é imediatamente reconhecível como Alpine, mas decididamente contemporâneo. Estamos ansiosos para revelar o modelo de série, previsto para ainda este ano.»


Nos próximos 12 meses, a equipa da Alpine estará focada no desenvolvimento de um automóvel de excepção, que estará muito próximo do “show car” em termos de linhas, peso, comportamento, agilidade e na atenção dada aos mais pequenos detalhes. 
A manutenção do programa desportivo é outra prioridade da equipa Alpine. A escuderia Signatech-Alpine Racing já conquistou dois títulos no ELMS (European Le Mans Series) e, este ano, vai inscrever dois protótipos Alpine LMP2 no campeonato FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans. O novo Alpine será comercializado em 2017, inicialmente na Europa.