Jill Scott é o segundo nome confirmado do cartaz deste ano do edpcooljazz. A galardoada cantora e compositora norte-americana estreia-se em Portugal no dia 12 de Julho para uma actuação repleta de soul nos Jardins do Marquês de Pombal , em Oeiras.
A artista americana, que se estreou na música há já 15 anos, vem pela primeira vez ao nosso país e traz não só o seu mais recente álbum de originais “Woman” , como uma compilação que reúne alguns dos seus maiores êxitos “Golden Moments” .
Entre a música, a poesia e o cinema, Jill Scott é um talento em palco que não deixa ninguém indiferente, juntando à fórmula da sua escrita prolífica uma sonoridade soul, jazz e R&B que a torna numa artista ímpar que não poderia faltar ao tipo de actuações que o edpcooljazz procura para o seu distinto público.
Jill Scott começou a sua carreira a colaborar com os ícones musicais The Roots, Will Smith e Common, no final dos anos 90. Lançou o seu primeiro trabalho há 15 anos, o monumental e inovador "Who Is Jill Scott? Words & Sounds Vol. 1”, editado em 18 de julho de 2000 pela Hidden Beach.
Oito álbuns depois, "Who is Jill Scott" continua a ser uma obra-prima, tendo ganho quatro nomeações para os Grammy Awards, incluindo a de Melhor Novo Artista.
Desde a sua estreia, a carreira de Jill não parou de florescer, não só na Música. Dos seus papéis principais nos filmes de Tyler Perry "Why Did I Get Married?" à serie produzida pela HBO, "First Ladies Detective Series," não há nada que pare a sua paixão pelas artes.
De Filadélfia para o edpcooljazz, a estreia absoluta em Portugal de uma das maiores estrelas do R&B/Soul do nosso tempo.