A Volkswagen está a electrificar os seus modelos – depois do sucesso do Golf GTE é
agora a vez do Passat GTE, que chegará a Portugal em Março. O Passat GTE é um
modelo híbrido “plug-in” que possibilita uma condução com emissões zero,
estando apto para realizar longas viagens em família ou em trabalho. O Passat GTE
é um veículo que não só destaca um dos sistemas de propulsão mais
vanguardistas no momento actual, como também oferece uma inovadora gama de
sistemas de assistência à condução, de informação e de entretenimento que
estabelecem as referências no seu segmento, como o caso do “App-Connect”,
podendo integrar os smartphones no sistema a bordo de forma fácil e intuitiva.
Com uma potência total de 218 Cv, um consumo de apenas 1,6 l/100 km (segundo a
norma NCCE) e 12,2 kWh/100 km (Variant: 12,4 kWh), registando uma autonomia
máxima em modo eléctrico de 50 quilómetros, o Passat GTE estabelece referências de
eficiência no seu segmento. Em condições normais, o novo Volkswagen arranca sempre
em modo eléctrico sem emissões. O “E-Mode” pode ser activado manualmente através de
um botão, por exemplo, quando o destino final de uma longa viagem é uma zona urbana.
Deste modo, e nalgumas cidades europeias, os condutores do Passat GTE não estão
sujeitos ao pagamento de qualquer taxa de congestionamento. Muitos dos condutores
que circulam, em cidade, conduzem o Passat GTE quase exclusivamente em modo
eléctrico. Segundo alguns estudos realizados – por exemplo, pelo Ministério Federal de
Transporte alemão – aproximadamente 80% dos condutores, que se deslocam
diariamente para o seu local de trabalho e efectuam pequenos percursos, conduzem
menos de 50 quilómetros por dia.