A religião ainda terá lugar nos nossos dias?
Uma reflexão sobre a adequação da Igreja aos nossos tempos.
Com textos de várias proveniências e nascidos em diferentes tempos e contextos, este livro tem em mente as perguntas essenciais que a humanidade tem colocado ao longo dos tempos: quem somos, de onde vimos, para onde vamos. Com a linguagem franca que se lhe conhece, o autor fornece respostas críticas, em diálogo aberto.
A obra reúne um conjunto de textos estruturados em torno de três eixos: O Enigma: a Morte e Deus, O Diálogo Inter-religioso, O que Traz Felicidade?. Interessante, sempre, polémico, às vezes, o autor, abre espaço ao debate de ideias, em áreas diversas.
«Impressiona a longa experiência vital que está por detrás e no fundo destes textos. Experiência que inclui não só uma rica trajectória na organização de fóruns internacionais sobre o diálogo entre a fé, a ciência e a cultura, mas também amplos estudos e visitas pelo mundo universitário da Europa e, não em último lugar, um intenso e vocacionado labor docente.
Tenho a certeza de que este livro, que recolhe um bom e selecto acervo de trabalhos — alguns até de claro fôlego sistemático —, será para muitos leitores e leitoras uma ocasião propícia para se aproximarem de uma visão excepcionalmente lúcida sobre os graves problemas do nosso mundo.» Andrés Torres Queiruga, Filósofo e Teólogo. Universidade de Santiago de Compostela.
Sobre o Autor
Anselmo Borges é padre da Sociedade Missionária da Boa Nova. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Filosofia (Universidade de Coimbra e Tubinga). Leccionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior do Maputo. Docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regendo nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética e orientando um seminário sobre Mulheres e Religiões no Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas. Tem diversas obras publicadas, como: Janela do (In)visível, Religião: Opressão ou Libertação?, Morte e Esperança, Corpo e Transcendência, Deus no Século XXI e o Futuro do Cristianismo (Coord.), Janela do (In)finito, Religião e Diálogo Inter-Religioso. É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.