No próximo sábado, dia 17 de Setembro, às 17h00, é lançada a nova edição do livro «Cinco Réis de Gente», de Aquilino Ribeiro, no Carregal, Sernancelhe, terra natal do escritor.
Este é o livro de memórias dos seus primeiros anos de vida e será apresentado por Jorge Coelho (autor da introdução) e por Aquilino Machado (neto do escritor), na semana em que se celebra o aniversário do nascimento de Aquilino Ribeiro.
O livro estará à venda nas livrarias a partir do dia 23 de Setembro.
Em «Cinco Réis de Gente», Aquilino Ribeiro apresenta-nos a sua Beira natal, nomeadamente Sernancelhe, que está bem presente na sua obra, retratando de forma pitoresca e realista as suas paisagens e personagens desta região, assim como as de outros cenários.
Esta é uma narrativa que parte de episódios autobiográficos, onde as peripécias vividas em criança são recordadas e que constitui um documento de grande valor para a compreensão da educação e da escola portuguesa nos fins do século XIX.
«Há tempos, deitando abaixo as prateleiras dos livros mais desdenhados, fui dar com o meu velho Monteverde. Ho’á, venerando, foi em tuas sílabas aglutinadas que aprendi a ler! (…) Uma onda de saudade, comparável ao eflúvio do sândalo nos cofres antigos, se evolou, impregnando-me. O actual romancito exprime o retorno que efectuei sobre esse passado, embora longínquo ainda inebriador.»
Aquilino Ribeiro é considerado um dos romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX, tendo deixado uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários.