Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Um Ajuste de Contas
Depois de se assumir como o culpado de um assassinato cometido pelo líder do gangue de criminosos com quem se envolvera, Frank cumpriu uma pena de prisão efectiva de 22 anos. Agora, ao ver-se finalmente em liberdade, decide fazer um ajuste de contas. Contudo, a única coisa que não estava incluída nos seus planos de vingança era o reencontro com o filho, que lhe deu novas razões para viver.
Um “thriller” de acção realizado por Shawn Ku que conta com Nicolas Cage e Benjamin Bratt como protagonistas.
Síndrome de Estocolmo
Estocolmo (Suécia), Agosto de 1973. O ex-presidiário Lars Nystrom entra de rompante num banco, dispara vários tiros para o ar e faz reféns os que ali se encontram. As suas exigências são simples: um milhão de dólares, um Mustang 302 e a libertação de Gunnar Sorensson, seu colega de cela que ainda se encontra a cumprir pena. Apesar dos esforços dos negociadores da polícia, o golpe acaba por se prolongar por vários dias. Durante esse período, algo de improvável acontece: os reféns cedem ao charme do assaltante, tomando partido do criminoso e não das autoridades que os tentam salvar. Isso só vai agravar a situação, já de si delicada e de difícil resolução. Com Ethan Hawke, Noomi Rapace, Mark Strong como protagonistas, uma comédia de acção escrita e realizada por Robert Budreau (“That Beautiful Somewhere”, “Born to Be Blue“). Apesar do seu tom de comédia, este filme inspira-se num assalto verídico ocorrido na Suécia na década de 1970, cujos desenvolvimentos deram origem ao chamado “síndrome de Estocolmo”, e que se define por uma ligação afectiva de uma vítima com os seus captores.
Ibiza
Philippe é um homem já na casa dos sessenta que está determinado a conquistar o apreço dos dois filhos de Carole, a sua nova namorada. Com isso em mente tem uma ideia que lhe parece infalível: deixar o filho mais velho dela decidir o local para umas férias em família. Mas qual não é o seu espanto quando o rapaz decide escolher Ibiza, a cidade espanhola conhecida pelas praias, intensa vida nocturna e, pior ainda, por ser o destino predilecto das viagens de finalistas de grande parte dos adolescentes europeus. Philippe, que na verdade precisava da calmaria de umas férias sossegadas, sente que aterrou no inferno. Mas talvez não seja bem assim…
Com Christian Clavier, Khalid Samata, Mathilde Seigner nos papéis principais, uma comédia com sabor a Verão que conta com argumento e realização de Arnaud Lemort.